domingo, 30 de novembro de 2008

O que pensa Paulinho Mocidade

Hoje temos no o que pensa uma celebridade carioca, Paulo Costa Alves (Paulinho Mocidade), Paulinho nasceu e se criou em Bangu, subúrbio do Rio de Janeiro. Aos dez anos de idade era levado pelo irmão Luis Carlos aos ensaios e festas na quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel. Depois de cantar em blocos de empolgação da zona oeste, como Bafo do Gato, Beijoqueiros de Realengo, Grilo de Bangu, entre outros, aos 19 anos, Paulinho ingressou naala de compositores da Mocidade, e se tornou, na época, o compositor mais jovem da escola. Era ele quem cantava os sambas que escrevia nas disputas, na quadra da verde-e-branca. Em 1979, a gravadora RCA Victor abriu um concurso, com o intuito de descobrir um novo talento musical. Paulinho participou da seleção, concorreu com mais de dois mil candidatos e foi escolhido pela gravadora como novo talento, o que resultou em seu primeiro LP. O título do disco foi "Se o caminho é meu" (música de sua autoria com Jurandir Bringela), que logo depois, seria gravada por Dona Ivone Lara. Começava ali, a carreira de cantor e compositor.

O que pensa Paulinho Mocidade

- Nome Completo: Paulo Costa Alves
- Perfume: Couros
- Roupa: Social e esportiva, mas de boa qualidade
- Música: Todos os gêneros, desde que seja de muito boa qualidade
- Cantor: Entre tantos, Emilio Santiago
- Cantora: Entre tantas, Alcione e Leny Andrade
- Adoro: Um bom carro, uma boa comida, uma boa casa, a natureza e o mar
- Destesto: Falsidade e ingratidão
- Comida: Sempre de boa qualidade, talharim com frango, bife acebolado com saladas e legumes
- Restaurante: Todos, mas de boa qualidade é claro
- Bebida: Água e leite
- Bar: Todos, mas de boa qualidade
- Personalidade: Forte, mas tranquila
- Um lugar bonito: Rio de Janeiro
- Lugar para se divertir: Maracanã, praia e claro a Marquês de Sapucai
- Super-herói: Jesus Cristo
- Filme: Ação, policial e comédia
- Livro: A Bíblia
- Uma viagem: Entre tantas, gosto muito de Fortaleza
- Site: www.paulinhomocidade.com.br
- Esporte: Futebol, natação, basquete e atletismo
- Time: Vasco da Gama
- Craque: Pelé
- Mania: Pelo menos tentar fazer o certo
- Sonho de Consumo: Viver em paz
- Religião: Acredito no evangelho, Jesus Cristo é o nosso Rei
- Uma causa: Não ver se proliferar mais e mais injustiça social em nosso país
- Motivo de Orgulho: Ser brasileiro
- Motivo de felicidade: Cantar o meu Samba
- Palavra-chave: Amor e paz

sábado, 29 de novembro de 2008

Programação da semana do Samba

Programação dos próximos eventos da Semana do Samba.

Sábado, 29 de novembro
20:30 - Banda da Saldanha (Av. Padre Cacique, 1355)
Apresentação de Thobias da Vai-Vai e Elizete Rosa, E. S. Império da Zona Norte e Grupo Zorra Total – Entrada Franca

Domingo, 30 de novembro
03:00 – Bar do Ricardo (Rua Caldre Fião)
Será servido, na madrugada, o “Caldo dos Sambistas” - Apresentação do Grupo Free Lance – Entrada Franca

08:30 – Usina do Gasômetro
Café da Manhã
para convidados especiais. Apresentações do Grupo Bom Partido e Mário Terra.

11:00 - Estação Mercado
Passeio no Trem (Metrô) - Na viagem de ida, a
presentações dos grupos Bom Partido, Free Lance, Mário Terra, Isabel Cristina, Zé Cartola e destaques.

12:00 - Sede da E.S. Império do Sol (São Leopoldo)
Almoço - Apresentações de Medina & Cia., Mário Terra, Carlinhos Santos, Bom Partido, Free Lance, Elizete Rosa e Thobias da Vai-Vai. Ingresso: R$ 10,00 (buffet)

16:00 - Estação São Leopoldo
Passeio de Trem, Viagem de Retorno (Metrô) – Apresentações dos Grupos Bom Partido e Free Lance

16:30 - Pátio da Usina do Gasômetro
Apresentação do Grupo Deixa Rolar – Entrada Franca

17:00 e 18:00 – Usina do Gasômetro
Passeios no
Barco Noiva do Caí – apresentações da Banda Itinerante e Grupo Free Lance – Ingresso: R$ 7,00

19:00 - Usina do Gasômetro
Desfile da Banda da Saldanha – apresentações de Thobias da Vai-Vai, Elizete Rosa, Preto Jóia, Medina, Alexandre Belo e Bateria - Participação Livre

00:00 - Sede da Banda da Saldanha
Apresentações de Thobias da Vai-Vai, Elizete Rosa, Preto Jóia, Pagode do Andaraí, Velha Guarda da Saldanha.

Segunda-Feira, 01º de Dezembro
20:00
– Banda da Saldanha
Apresentação de Dominguinhos do Estácio e Swinga Brasil

Terça-feira, 02 de Dezembro
12:00 – Banda da Saldanha
Atrações: Medina & Cia, Zorra Total, Swinga Brasil, Pagode do Andaraí, Atrasambasu e RS Samba - Entrada Franca

20:00 - Avenida Borges de Medeiros esq. Andradas
Encerramento das Festividades da Semana do Samba.
Apresentações da Banda La Salle São João, Mini Bateria, Ala de Baianas, Estandartes das Escolas de Samba e Casais de Mestres-Sala e Porta-Bandeira

Fonte: Samblog

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Começa Hoje a semana do Samba

Hoje, 26, às 20h, no Teatro Túlio Piva (Rua da República, 575), começa a Semana do Samba 2008. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O primeiro evento é alusivo aos cinco anos do Grupo de Pagode Bom Partido. As apresentações têm entrada franca, com exceção do Pagode Solidário (sexta-feira, 28), que solicita um brinquedo em troca do ingresso. Segundo o coordenador de Manifestações Populares, Joaquim Lucena, o evento terá diversas apresentações em vários pontos da cidade. "O objetivo é resgatar o samba de raiz e reafirmá-lo como cultura nacional", afirmou. Quinta-feira, 27, no mesmo horário, a programação da Semana do Samba vai à Usina do Gasômetro. Como parte das comemorações pelos 80 anos da Usina, haverá apresentação da Banda Itinerante. Sábado à noite, 29, as atividades começam na quadra da Saldanha, com apresentação da Banda, de Thobias da Vai-Vai (foto), Elisete Rosa, e o grupo-show do Império da Zona Norte. Na madrugada, às 3h, um caldo verde será servido no Bar do Ricardo, na Rua Caldre Fião.

Samba no Trem

Também está previsto café da manhã na Usina do Gasômetro, às 8h30, seguido do evento intitulado Passeio de Trem, com saída às 10h30, na Estação Mercado do Trensurb. Haverá almoço na quadra da Escola de Samba Império do Sol, em São Leopoldo, e retorno a Porto Alegre para passeio no barco Noiva do Cai (apresentação da Banda Itinerante). No retorno do passeio, haverá desfile da Banda Saldanha, saindo da Usina até o Anfiteatro Pôr-do-Sol.

Fonte: Samblog

Andy Mendonça na Samba Puro

Depois de não renovar com a Imperatriz Dona Leopoldina, onde defendeu um samba brilhante, e não acertar com Estado Maior da Restinga, Andy Mendonça está de volta ao carnaval mesmo depois de dizer que não desfilaria em 2009, acertou sábado (22 de novembro) sua contratação com a comunidade do morro da Maria da Conceição onde defendera as cores azul e amarelo da Academia de Samba Puro ao lado de Mauricio Azevedo ex Praiana. Boa sorte Andy, que sua estrela brilhe nessa comunidade da Maria da conceição.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Imperadores no Beira-rio no domingo

O primeiro grande encontro do Internacional com o carnaval dos Imperadores do Samba será neste domingo, 23 de novembro, 16h30min, no Centro de Eventos do Beira-Rio. A Festa dos Protótipos, prevista para segunda-feira, foi antecipada. É que domingo tem jogo contra o Fluminense e a presença de muitos torcedores do interior, que, em outra data, teriam dificuldade para curtirem o show da escola na apresentação de suas fantasias para o Carnaval de 2009, com o enredo que homenageia o centenário colorado e o cinqüentenário do Imperador.
No fim da tarde, quando as arquibancadas já estiverem com a platéia do futebol, a bateria vai se apresentar no gramado. O Beira-Rio vai cantar o samba-enredo que o Porto Seco vai ouvir em fevereiro. Quem quiser ver agora como será o carnaval vermelho e branco já sabe, o rumo é o Beira-Rio no domingo à tarde.


Imperadores tem novo site

Antes de conhecer os protótipos, os torcedores dos Imperadores podem conferir os desenhos das fantasias. Esta é uma das novidades do novo site oficial da escola, que está no ar desde o início da semana. No www.imperadoresdosamba.com.br, o torcedor conhece os destaques da escola, personalidades que construíram os 50 anos da entidade, os atuais destaques, agenda de eventos e muito mais. Vale a pena conferir!
Fonte: Samblog

Paulinho Durão em Uruguaiana

Fora do carnaval de Porto Alegre em 2009, o talentoso intérprete Paulinho Durão estará em Uruguaiana no ano que vem. Ele é o novo canário da Acadêmicos de São Miguel, recém promovida ao Grupo Especial da cidade. Terá o apoio de Maurício Azevedo, da Samba Puro, em sua harmonia musical. Boa sorte, Paulinho!
Fonte: Samblog

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Mostra de Samba-enredo Carnaval 2009 na TV Com

É neste fim de semana! A TVCOM esquenta os tamborins e exibe no próximo sábado (22/11) a primeira parte da Mostra de Samba-Enredo 2009, gravada na quadra dos Imperadores do Samba. O programa vai ao ar às 23h15, com reprise na madrugada de domingo para segunda, a 1h. Com apresentação de Cláudio Brito, direção de Rosana Orlandi, edição de Leandro Canto e produção de Vinicius Brito e Gabriela Duarte, o primeiro programa apresenta os sambas-enredo de Unidos do Capão, Imperadores do Samba, Acadêmicos da Orgia, Embaixadores do Ritmo, Estado Maior da Restinga, Acadêmicos de Niterói e Protegidos da Princesa Isabel. No outro sábado (29/11), vai ao ar a segunda parte da Mostra, com as outras sete escolas do Grupo Especial, mais a tribo carnavesca Os Comanches. Imperdível!!!
Fonte: Samblog

Gastos menores nos barracões das escolas de samba de Porto Alegre

Parceria com loja do Rio de Janeiro e uso de mão-de-obra da própria comunidade diminuem gastos na preparação para o Carnaval 2009. A ala dos operários ensaia em ritmo acelerado nos barracões das escolas de samba da Capital. Faltando menos de três meses para os desfiles no Sambódromo do Porto Seco, na Zona Norte, serralheiros, soldadores, artistas plásticos e costureiras acertam os passos para que as entidades caprichem na apresentação do enredo na avenida.

Materiais até dez vezes mais baratos
Com criatividade e uso de trabalhadores das próprias comunidades, carnavalescos estão driblando e diminuindo os gastos. Uma parceria da Associação das Entidades Carnavalescas (Aecpars) com uma loja do Rio de Janeiro reduziu pela metade as despesas com tecidos, pedrarias e adereços. Segundo o presidente da Aecpars, Antônio Ademir Moraes, o Urso, a diferença é enorme. Em alguns casos, o convênio firmado com a loja carioca Babados da Folia possibilita a compra de materiais até dez vezes mais baratos em relação aos valores cobrados aqui:
Despesa com transporte é menor
Morar perto do complexo também ajuda na hora de fechar a conta. "As escolas não têm gastos com transporte e refeições porque os trabalhadores moram perto do Sambódromo", acrescenta o presidente. O resultado desta poupança já pode ser visto nos barracões das escolas, que devem aumentar o investimento na estrutura e embelezamento dos carros. O auxiliar Hélio da Silva, 42 anos, da Imperatriz Dona Leopoldina, o soldador Maurício Nunes, 41 anos, da Imperadores do Samba, e a aderecista Janaína Lucas, 35 anos, da Império da Zona Norte, atual campeã do Grupo Especial, trabalham como se estivessem na antevéspera da folia: "Boto o carro na avenida e vou embora pra casa, morto de cansaço" brinca o soldador Maurício, que ganha até R$ 300 por semana nesta época do ano.

Fonte: Samblog

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Show das escolas no lançamento do CD Carnaval 2009 do Rio de Jeneiro

A festa de lançamento do CD do Grupo Especial para o Carnaval 2009, na noite desta segunda-feira, na Cidade do Samba, mostrou que algumas certezas viram dúvidas em segundos no mundo da folia. No conjunto das apresentações, as agremiações não decepcionaram, algumas sentiram falta da força das suas baterias, como Império Serrano, Viradouro e Mocidade, e fizeram exibições frias. Do outro lado, Mangueira e Vila Isabel pareciam estar mordidas com avaliações feitas por sites, inclusive o SRZD-Carnavalesco, e jornais. Com isso, as duas foram fizeram as principais e melhores apresentações da festa. O evento contou com a presença das rainhas das baterias, mas algumas faltaram, como Natália Guimarães (Vila Isabel), Viviane Araújo (Salgueiro), Adriana Bombom (Portela), Paola Oliveira (Grande Rio) e Raíssa (Beija-Flor). Os ritmistas da Beija-Flor, comandados por mestre Paulinho, conduziram todos os sambas. Cada mestre ia para o palco no momento da apresentação da sua respectativa escola. Porém, o clima não era o mesmo de uma exibição na quadra ou nos ensaios técnicos da Sapucaí. Permitir que cada agremiação leve de 20 a 30 ritmistas não é pedir muito para Liga Independente das Escolas de Samba, que acertou ao liberar a presença da imprensa na área reservada para dirigentes e componentes das escolas. O Império Serrano abriu a noite com a reedição do samba "Lenda das sereiras, mistérios do mar", que foi eleito pelo júri do SRZD-Carnavalesco, como o melhor para 2009. Os intérpretes Nêgo e Gonzaguinha cantaram juntos, mas ainda estão sem entrosamento. Mestre Átila estava presente, mas sem a sua bateria, o que contribuiu para que o samba não tivesse um grande rendimento e passasse frio. Quitéria Chagas, rainha de bateria, sambou muito e mostrou ser uma das melhores rainhas do Grupo Especial. A Porto da Pedra fez uma boa apresentação. O competente Luizinho Andanças deu mais um show ao interpretar "Não me Proíbam de Criar, Pois Preciso Curiar! Sou o País do Futuro e Tenho Muito a Inventar". A escola de São Gonçalo tem levado para a Sapucaí boas obras e em 2009 não será diferente. Integrantes da diretoria da agremiação de São Gonçalo se divertiram na frente do palco. Como é dito no mundo do carnaval, a Mangueira pisou forte no chão da Cidade do Samba. A verde-e-rosa aproveitou a força do samba de 2009, que é um dos melhores da safra, e contagiou o público. No que depender da animação dos mangueirenses presentes na festa, o samba tem tudo para ser um sucesso na Avenida e os testes vão começar nos ensaios técnicos do Sambódromo. Depois dos problemas de 2008 e o péssimo desfile, a Mangueira parece disposta a mostrar que está viva na disputa pelo título do ano que vem. O cantor Luizito conduziu muito bem o samba. Em mais uma bela apresentação da noite, a Vila Isabel deu um aperitivo da força do contestado samba "Neste Palco da Folia, é Minha Vila que Anuncia: Theatro Municipal - A centenária Maravilha", provando que pode surpreender. Foi um rolo compressor da escola do bairro de Noel. Tinga soube segurar bem o samba e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Julinho e Rute, dançou com raça e foi bonito ver a paixão de alguns componentes da escola, como o ex-presidente Evandro Bocão, que batia no peito, mostrava ter "sangue azul e branco", dizendo: "Isso é Vila Isabel". Com um samba bem poético, a Mocidade fez boa exibição na Cidade do Samba, mas ainda pode melhorar alguns detalhes nos ensaios técnicos na Sapucaí. Mais uma vez, o intérprete Wander Pires ajudou no sucesso da obra sobre Machado de Assis e Guimarães Rosa. Porém, a escola sentiu falta da bateria de mestre Jonas. O exemplo é que o samba não conseguiu o mesmo rendimento obtido na festa dos protótipos das fantasias da verde-e-branco para 2009, quando a bateria estava no mesmo padrão de qualidade de Wander Pires.
Quem também terá um papel fundamental para o crescimento do samba-enredo é mestre Ciça e a bateria da Viradouro. O intérprete David do Pandeiro bem que tentou, mas a escola de Niterói não estava em uma noite inspirada. Com a força dos ritmistas de Ciça, o samba deve crescer, já que na festa do CD, fez uma exibição mediana e não teve o mesmo sucesso que a apresentação do enredo, quando o carnavalesco Milton Cunha brilhou na Cidade do Samba. A apresentação do samba da Imperatriz manteve o jeito cadenciado do início ao fim, sem empolgar, mas também não desanimou. Vale destacar a elegância de Luiza Brunet, a rainha de bateria e do casal de mestre-sala e Bira e Verônica. Nos ensaios técnicos, a comunidade leopoldinense pode ser a diferença, como foi durante todo o pré-Carnaval 2008 e o próprio desfile. A exibição da Unidos da Tijuca não foi espetacular, como no ano passado, mas o samba é forte e deve ser um dos pontos altos do Carnaval 2009. Bruno Ribas passou bem os integrantes da escola cantaram forte na frente do palco. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rogerinho e Lucinha Nobre, mostrou a habilidade conhecida. O clima na Portela é amplamente favorável para uma boa exibição no Carnaval 2009. O enredo sobre o amor caiu bem na escola, que canta com força o samba. O intérprete Gilsinho foi um dos destaques da festa. Depois do quarto lugar em 2008, a Portela parece sonhar e buscar um voô mais alto no desfile de 2009. Wantuir empolgou na apresentação da Grande Rio, que começou no ritmo da "Marselhesa", o famoso hino francês. Com um excelente samba, a escola não teve problema para fazer uma apresentação descontraída na Cidade do Samba. Após alguns anos, a agremiação de Caxias volta a ter um dos melhores sambas do carnaval. O Salgueiro não conseguiu um excelente rendimento na apresentação do seu samba, mas mostrou que a obra pode crescer nos ensaios de quadra e no Sambódromo. A escola vive um excelente momento, após o vice-campeonato de 2008 e a comunidade será fundamental no sucesso do desfile. O intéprete Quinho, como sempre, foi um dos destaques da festa do CD. Sem a presença de Neguinho da Beija-Flor, a escola de Nilópolis fechou a festa do CD do Grupo Especial. Foi uma boa exibição, graças ao empolgado Laíla, diretor de carnaval. Porém, a azul-e-branco não lembrou os dois últimos anos, quando saiu da Cidade do Samba, apontada com um rolo compressor. Ao invés de três passadas do samba, como as demais co-irmãs, a escola de Nilópolis cantou mais de cinco vezes, o que causou estranheza em algumas agremiações. Com Laíla acreditanto no potencial do samba, ninguém pode duvidar da Beija-Flor. Agora, os sambistas aguardam o início dos ensaios técnicos, que começam no dia 5 de dezembro. A partir daí, o jogo ficará mais claro e algumas dúvidas vão virar certezas ou não. Confira os vídeos das apresentações da Escolas de Samba abaixo:
Império Serrano

Porto da Pedra

Salgueiro

Vila Isabel

Mangueira

Mocidade

Viradouro

Imperatriz


Tijuca

Portela

Grande Rio

Beija-flor

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Samba Puro vence o Festival do Grupo de acesso

Uma semana depois de vencer o concurso de Rainha do Grupo de Acesso com Andrelle da Rosa, a Academia de Samba Puro emplacou outra vitória. A escola conquistou o Festival de Samba-Enredo do Acesso neste domingo, realizado na quadra da União da Tinga. A composição de Vinicius Brito, Vinícius Maroni, Fábio Canalli e Saimon superou os sambas dos Fidalgos e Aristocratas, Realeza, Candinha e Vila Mapa. Assim como no concurso para escolha da Rainha, Império do Sol e Imperatriz Leopoldense não participaram. A quadra da União da Tinga ficou lotada para o Festival. As cinco escolas se apresentaram com seus grupos-show, proporcionando um belo espetáculo. A primeira escola subiu ao palco após a dona da casa, entidade que vai abrir o carnaval de 2009, mas não vai concorrer pois foi última colocada em 2008. Após a exibição dos cinco sambas, foram anunciados os três primeiros colocados. No segundo lugar ficou a Realeza (samba de José Luiz Perez e Ismar Silveira da Silva) e em terceiro os Fidalgos e Aristocratas (samba de Carlos Lucena). A apresentação do samba campeão marcou a estréia de Maurício Azevedo como intérprete da Samba Puro.

Ouça o samba-enredo e veja abaixo a letra do melhor samba do Grupo de Acesso.
"Entre Abóboras, Bruxas e Duendes, a Samba Puro promete: O Caldeirão Vai Ferver"

(Vinicius Brito, Vinícius Maroni, Fábio Canalli e Saimon)

Carnaval 2009 - Academia de Samba Puro


CAI A NOITE... ASSOMBRAÇÃO!
TEM BRUXA A SOLTA ASSUSTANDO A CONCEIÇÃO
É HALLOWEEN, VEM VER! O MORRO VAI DESCER!
NA SAMBA PURO O CALDEIRÃO VAI FERVER
A lua cheia dá o tom da madrugada
Voam morcegos ao som de uma gargalhada
Descendo o morro, vem guerreira Samba Puro
Arrepiada por histórias de terror
Do Velho Mundo, o mistério feminino
Colhe o medo abraçado ao misticismo
Tio Sam foi esperto e se adonou
Desse festa de vampiros e fantasmas
E pelo mundo a brincadeira se espalhou
VELHA CORCUNDA, ALTA, FEIA, ENFERRUJADA...
SOBE O CALVÁRIO RUMO À CASA ASSOMBRADA
MISTURA ERVAS EM POÇÕES INCANDESCENTES
ESPALHA O MEDO ENTRE ARANHAS E DUENDES
Pintando o véu
Bruxas em ciranda colorindo o céu
Iluminando a comunidade
Vem cintilante a felicidade
Vem sambar...
Me dá um doce ou eu apronto
Vem cantar...
Da fantasia realizo o sonho
Energias vão circular
E a Samba Puro voltará ao seu lugar
Fonte: Samblog

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Rio Pardo Realiza Semana da Consciência Negra

Departamento Municipal da Cultura Negra e o Grupo Cultural e Assistencial João Cândido começa a partir dessa terça-feira 18/11 uma maratona de eventos em função da semana da Cosciência Negra, confira abaixo a programação:
Terça-feira 18/11 - 20 horas

Missa Afro (Celebração Afro), homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, com Lavagem da Escadaria do Rosário.
Local: Largo da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário (Caso de chuva será transferido o evento para o Salão Paroquial).

Quinta-feira 20/11 - 20 horas

- Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores de Rio Pardo, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. Homenagem aos cinco Negros(a) Rio-pardenses destacados na comunidade. Resolução n° 06 / 12/11/2006.
Sexta-feira 21/11 - 20 horas

- Homenagens ao Centenário da Umbanda no Brasil! Ritual Umbandista – Sessão de Umbanda -
Local: Associação Beneficente Reino de Oxum situada a Rua 1° de Maio, 84 Bairro Praça da Ponte.

Domingo 23/11 - 17 horas

- Concurso Mais Bela Negra Mirim de Rio Pardo.
Evento que integrou o Projeto Espelho Meu, elegendo nos bairros da cidade as finalistas. Entrada Franca.
Local: Ginásio de Esportes Guerino Begnis

REALIZAÇÃO: Departamento Municipal da Cultura Negra / Grupo Cultural e Assistencial João Cândido.

Apoio: Os eventos contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Pardo, Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Trânsito e Serv. Essenciais,Departamento de Esportes, Agência Rio Pardo Turismo, Associação Beneficente Reino de Oxum, Vereadora Marisete W. de Oliveira, Ervateira Gaúcha da Serra, Radio e Jornal de Rio Pardo. Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Carnaval do Rio de Janeiro no mês de Julho

A Assembléia Legislativa do Rio derrubou o veto do governador Sérgio Cabral sobre o projeto do carnaval fora de época no Rio de Janeiro. Os deputados aprovaram o evento, na tarde desta terça-feira, e o projeto será novamente enviado ao governador Sérgio Cabral para promulgação, o que deverá ocorrer no prazo máximo de dois dias. Vencido o limite, o texto volta à Alerj para promulgação pelo presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB). O carnaval fora de época será realizado anualmente no mês de julho. Apresentada pelo deputado Dionísio Lins (PP), a regra a ser promulgada determina a realização de um evento no Sambódromo durante três dias - uma sexta, sábado e domingo, para não atrapalhar o trânsito. O local será cedido pelo convênio firmado entre os órgãos responsáveis, sendo que todas as providências relativas à segurança serão tomadas pelo Poder Executivo. Para Lins, além de uma oportunidade para as escolas de samba, o "segundo" carnaval aquecerá o turismo na cidade do Rio. - Nos meses de julho, agosto e setembro, os países europeus estão com a maioria dos alunos em férias, o que nos dá uma alternativa de público, além dos brasileiros em férias. Como o carnaval é uma festa do povo, e uma das poucas em todo o país que atrai pessoas de todo o mundo, estaremos também contribuindo para a melhoria do comércio", defende. O texto encarrega o Poder Executivo da estipulação dos preços dos ingressos e das premiações, que poderão ser estabelecidas através de convênios com entidades privadas interessadas em patrocinar o evento.

Tambores de Ruanda no Salgueiro


Além do Olodum e de Carlinhos Brown, o Salgueiro convidou o Kina Mutembua, um grupo de percussão afro. O convite foi prontamente aceito pelo grupo, que mostrou seu talento durante a apresentação do enredo "Tambor", na segunda, na Cidade do Samba. Os percussionistas fazem parte de um projeto de inclusão social na Cidade Alta, subúrbio do Rio, que integra a Ação Comunitária do Brasil. O carnavalesco Renato Lage disse que um integrante do grupo o procurou e a partir de então o convite foi feito. - Convidei porque eles têm a alma do negócio. A apresentação é bem ritualística, com tambores de Ruanda, que tem a cultura voltada para isso. Gostei do projeto de inclusão social também. É bacana porque tira essa rapaziada das ruas - contou o artista. Composto por jovens de 11 a 22 anos, o Kina Mutembua realiza um trabalho que integra capoeira com as danças afro e contemporânea. Com o nome que significa "dançando com o vento" na língua quicongo da etnia banto, o grupo já conta no seu currículo com apresentações no exterior e em diversos eventos culturais que, além de gerar renda, contribuem também para o amadurecimento profissional dos integrantes. Em 2008, o grupo apresenta o Intore, seu novo espetáculo baseado nas danças tradicionais de Ruanda. Intore, que significa "os escolhidos", é uma dança tradicional que através de movimentos fortes narra a vida de heróis e reis e Ruanda. Parte das coreografias do espetáculo foi criada durante a Cooperação Brasil-África no final de 2006.
Fonte: SRDZ Carnavalesco

Porto da Pedra na BBC

A Porto da Pedra foi escolhida pela BBC de Londres para ser a protagonista de um documentário que a emissora inglesa está produzindo sobre o carnaval do Brasil. A produção começou com a gravação do presidente Uberlan Jorge de Oliveira. Em breve, a equipe européia estará capturando imagens dos bastidores do barracão e dos ateliês da escola. O ponto alto do documentário será a preparação da escola na concentração do desfile no dia 23 de fevereiro de 2009. Os produtores do documentário pretendem mostrar o nervosismo dos componentes minutos antes da entrada na Marquês de Sapucaí. A próxima gravação está marcada para o dia 12 de dezembro, na quadra da vermelho-e-branco durante a coroação da rainha de bateria Valesca Santos.
Fonte: SRDZ Carnavalesco

O que pensa Sandro Ferraz

A partir de hoje o Blog Edinei Martins postará pelo menos duas vezes por mês tudo aquilo que uma celebridade do mundo do Samba e Carnaval pensa e para começar nada mais do que Sandro Ferraz intérprete carnavalesco e cantor, várias vezes Estandarte de Ouro do Carnaval porto-alegrense. Sandro foi campeão do Carnaval atuando pela Escola de Samba Estado Maior da Restinga por três vezes. Na Escola Imperadores do Samba, foi campeão por quatro vezes. No último Carnaval Ferraz defendeu o samba da Escola Império da Zona Norte e também foi campeão. Ferraz é considerado um dos grandes astros da festa carnavalesca da capital gaúcha, além de atuar no movimento negro, tendo sido vice-presidente do CODENE (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do Rio Grande do Sul). Confira abaixo.

O que Pensa Sandro Ferraz


- Nome completo: Sandro Luis Amaral Ferraz
- Perfume: Quasar Fire
- Roupa: Bem alinhada
- Música: A batucada dos nossos tantâs
- Cantor: Emílio Santiago
- Cantora: Elis Regina
- Adoro: Ser Feliz
- Detesto: Gente oportunista
- Comida: Bife a dorê, salada de maionese e arroz branco
- Restaurante: Tirol
- Bebida: Fanta uva
- Bar: Butécos da vida (Adoro Butécos)
- Personalidade: Muito Forte
- Um lugar bonito: Ilha de Itaparica
- Lugar para se divertir: Rio de Janeiro (capital)
- Super-herói: Meu Pai
- Filme: Carandirú
- Livro: Ninguém é de ninguém de Zibia Gasparetto
- Férias perfeitas: Carnaval no Rio de Janeiro
- Uma viagem: Rio de Janeiro (capital)
- Site: http://www.blogdosandroferraz.blogspot.com.br/
- Esporte: Futebol
- Time: Sport Club Internacional
- Craque: Zico
- Mania: Perfeição
- Sonho de consumo: Uma casa confortável
- Uma causa: Igualdade
- Motivo de orgulho: Meus filhos
- Motivo de felicidade: Desfilar no Carnaval
- Religião: Afro-brasileira "Batuque", Nação Cabinda, Filho de Exú Bará Lodê
- Palavra-chave: Obstinação

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Imperaritriz Dona Leopoldina fará Lançamento do Carnaval 2009

A vice-campeã do Carnaval de Porto Alegre Imperatriz Dona Leopoldina, fará o lançamento do carnaval 2009 no dia 13 de novembro no clube Caixeiros Viajantes com início as 21:00hs, onde o público que lá estiver vai poder conferir os protótipos das fantasias, o grupo show da escola, samba enredo e muito mais, quem estiver interessado os ingressos estão a venda na quadra da Imperatriz e no Buti bar. O clube Caixeiros e Viajantes fica situado na Rua Dona Laura nº 646.

Making off da gravação do grupo A Carnaval carioca - Ivo Meirelles: "Quero o clima da quadra, com emoção e coro desencontrado"

Terminaram na madrugada de terça-feira, no Circo Voador, as gravações das bases e coros das faixas dos sambas-enredos do Grupo de Acesso A 2009. Agora falta finalizar a parte de estúdio, o que será concluído em breve, já que o produtor Ivo Meirelles pretende entregar o CD para diretoria da Lesga no dia 10 deste mês, data em que todos os presidentes de cada uma das escolas do Grupo A terão a oportunidade de conferir como ficou a faixa de sua agremiação. A semana de gravação no Circo Voador transcorreu dentro da normalidade. Todas as dez escolas levaram seus ritmistas, intérpretes e coristas. Apenas a São Clemente preferiu gravar o coro de sua faixa em um estúdio à parte. Como na maioria das gravações, alguns atrasos aconteceram, mas nada que atrapalhasse seriamente o andamento dos trabalhos. No dia em que a reportagem esteve na arena de shows da Lapa, União da Ilha, São Clemente, Caprichosos e Inocentes de Belford Roxo deixaram registrados os seus sambas. Cada uma com o seu jeito: do ritmo da bateria, passando pela voz do cantor. A jornada era um pouco cansativo para quem estava apenas assistindo, pois lá se foram mais de quatro horas em pé, mas valeu a pena. Mais acostumado ao ritmo de gravações, Ivo Meirelles conversou com o reporter do SRZD-Carnavalesco e contou que o projeto é a realização de um sonho. - Sempre acho que gravação ao vivo tem a alma, o clima, a essência do samba. Está sendo um desafio. Sonhava em ouvir um disco de samba-enredo todo ao vivo, pois os do Grupo Especial dos anos 90 tinham algo de estúdio. Desta vez, quero o mínimo de estúdio possível. Quero o clima da quadra, com emoção e coro desencontrado, porque é assim que acontece na quadra. Não é tudo certinho na realidade. Cada escola vai impor sua marca - explica Ivo, que assumiu neste ano a missão de produzir o disco do Grupo A. Ele lembrou também a dedicação das escolas, que incentivaram a participação dos seus sambistas. Ônibus foram fretados por algumas agremiações para levar ritmistas e coristas, além dos instrumentos, ao local da gravação. - Depois de uma semana de gravação aqui no Circo Voador, percebi a felicidade dos ritmistas, pois antes eles não tinham condições de gravar seus sambas. Não temos músico de estúdio tocando desta vez, apenas os ritmistas das escolas. Está valendo a pena. Saio daqui cansado e feliz da vida por perceber que as escolas também estão felizes. Isso é muito legal - encerrou. Confira a baixo os vídoes do Making off da gravação dos sambas das entidades do Grupo de Acesso A.







Carnaval Paulistano 2009 - Duas Ligas, um só desfile

Depois de quatro meses lutando para se organizar, o Carnaval de São Paulo encontrou paz, embora mantenha a existências de duas entidades às quais se filiam as escolas de samba: a Liga Independente e a Super Liga. Haverá dois discos oficiais e cada escola trata da vida administrativa com sua liga. Os desfiles, no entanto, seguem unificados. Haverá um Grupo Especial e um Grupo de Acesso, não importando a que liga cada escola esteja filiada. Dois dias, com duas organizações, mas valendo o mesmo título. Essa é a fórmula de desfiles do carnaval paulistano para 2009. Após um racha que começou em abril, onde Sidnei Carriuolo, dirigente da escola Águia de Ouro, foi eleito presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo derrotando Paulo Serdan, presidente da Mancha Verde. Alguns dirigentes reagiram e se retiraram da entidade tradicional, como Thobias da Vai-Vai, afirmando que o processo foi antidemocrático, criando-se assim a Super Liga, com dez agremiações. Depois de muitas reuniões, os representantes da Liga Independente das Escolas de Samba e da recém-criada Super Liga, chegaram a um acordo. Mas, sem o sucesso da unificação plena. Como as principais reivindicações foram atendidas, com antecipação de valores correspondentes aos contratos com a Prefeitura de São Paulo, através de sua companhia de turismo, que administra o sambódromo do Anhembi e todo o carnaval, o caminho da paz ficou mais fácil de ser trilhado. Foram mantidos os contratos de televisionamento exclusivo pela Rede Globo e os dias tradicionais dos desfiles paulistanos.

Confira a ordem de desfiles do carnaval de São Paulo:

GRUPO ESPECIAL:

SEXTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO

UNIDOS DO PERUCHE (SUPER LIGA)
ROSAS DE OURO (LIGA INDEPENDENTE)
UNIDOS DE VILA MARIA (LIGA INDEPENDENTE)
TOM MAIOR (LIGA INDEPENDENTE)
MANCHA VERDE (SUPER LIGA)
X9 PAULISTANA (LIGA INDEPENDENTE)
NENÊ DE VILA MATILDE (LIGA INDEPENDENTE)
SÁBADO, 21 DE FEVEREIRO

LEANDRO DE ITAQUERA (LIGA INDEPENDENTE)
PÉROLA NEGRA (SUPER LIGA)
MOCIDADE ALEGRE (LIGA INDEPENDENTE)
ACADÊMICOS DE TUCURUVI (LIGA INDEPENDENTE)
GAVIÕES DA FIEL (SUPER LIGA)
VAI-VAI (SUPER LIGA)
IMPÉRIO DE CASA VERDE (SUPER LIGA)

GRUPO DE ACESSO:

DOMINGO, 22 DE FEVEREIRO

COMBINADOS DE SAPOPEMBA
MORRO DA CASA VERDE
IMPERADOR DO IPIRANGA
ÁGUIA DE OURO
CAMISA VERDE E BRANCO
BARROCA ZONA SUL
ACADÊMICOS DO TATUAPÉ
DRAGÕES DA REAL

Os CDs do carnaval de São Paulo já estão em fase final de gravação. O trabalho produzido pela Liga Independente terá o lançamento em dezembro, com treze faixas. Um dos destaques será a participação do sambista Martinho da Vila no samba enredo da Tom Maior, pois o compositor e consagrado intérprete faz parte do enredo. A Super Liga lançará um CD duplo contendo os sambas oficiais, além de sambas de exaltação das escolas.

Confira os enredos das 14 escolas do Grupo Especial do carnaval paulistano:
UNIDOS DO PERUCHE
Enredo: Do Ventre da terra à indomável cobiça do homem.

ROSAS DE OURO
Enredo: Bem-vindos à fábrica dos sonhos.

UNIDOS DE VILA MARIA
Enredo: Da sobrevivência à luxúria, da ilusão à alucinação. Dinheiro: mito, história e realidade.

TOM MOIOR
Enredo: Uma nova Angola se abre para o Mundo! Em nome da paz, Martinho da Vila canta a liberdade!

MANCHA VERDE
Enredo: Pernambuco: Uma nação cultural!

X-9 PAULISTANA
Enredo: Amazônia... Conseguimos conquistar com o braço forte...do esplendor da Havea Brasiliensis à busca pela terra sem males.

NENÊ DE VILA MATILDE
Enredo: 60 anos - Coração guerreiro, a grande refazenda do samba.

LEANDRO DE ITAQUERA
Enredo: Leandro de Itaquera faz a festa das periferias do Brasil para o Mundo. Salve, Salve nossa estrela Regina Casé!

PÉROLA NEGRA
Enredo: Guiado por Surya pelos caminhos da India em busca da Pérola sagrada.

MOCIDADE ALEGRE
Enredo: Da chama da razão ao palco das emoções... Sou a máquina, sou vida... Sou coração pulsando forte na avenida!

ACADÊMICOS DO TUCURUVI
Enredo: Ouro Preto - O esplendor barroco de uma Vila Rica, relicário da Pátria, patrimônio da humanidade.

GAVIÕES DA FIEL
Enredo: O sonho comanda a vida, quando o homem sonha o mundo avança. A fantástica velocidade da roda para a evolução humana. É pura adrenalina!

VAI-VAI
Enredo: Mens sana et corpore sano - O milênio da superação.

IMPÉRIO DE CASA VERDE
Enredo: É festa, é feriado, é celebração. O Tigre comemora na avenida e exalta seu pavilhão. São 15 anos de paixão!
Fonte: Samblog

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sambas-enredo Carnaval 2009 Rio de Janeiro


Está a disposição os sambas-enredo carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro. Confira abaixo trechos dos sambas na versão oficial do Grupo Especial para o Carnaval 2009.

Trecho do Samba Beija-flor 2009 Oficial

Trecho do Samba Salgueiro 2009 Oficial

Trecho do Samba Grande Rio 2009 Oficial

Trecho do Samba Portela 2009 Oficial

Trecho do Samba Tijuca 2009 Oficial

Trecho do Samba Imperatriz 2009 Oficial

Trecho do Samba Mocidade 2009 Oficial

Trecho do Samba Viradouro 2009 Oficial

Trecho do Samba Vila Isabel 2009 Oficial

Trecho do Samba Mangueira 2009 Oficial

Trecho do Samba Porto da Pedra 2009 Oficial

Trecho do Samba Império Serrano 2009 Oficial

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Blog Alexandre Belo


Alexandre Belo também está na internet, pois bem pessoal ele tem seu própio blog. Em http://www.alexandrebelo.blogspot.com/ você poderá conferir as novidades do intérprete, além de notícias do mundo do samba e carnaval você verá fotografias, informações políticas, videos e muito mais, além de comentar as postagens do Intérprete é claro. Vale a pena conferir, como o Belo diz em seu grito de guerra, "Só batuca quem pode".

Fotolog Imperatriz Dona Leopoldina


Depois dos sites dos Embaixadores do Ritmo, Bambas da Orgia e União da Vila do IAPI, o Blog Edinei Martins apresenta o fotolog da Imperatriz Dona Leopoldina. Em http://imperatrizdonaleopoldina.gigafoto.com.br/, você pode ver fotos das atividades da escola, agenda de ensaios, a letra do samba para 2009, enquetes e notícias da atual vice-campeã do Grupo Especial. Confira, vale a pena.

Site Embaixadores do Ritmo


Está no ar o site oficial da Escola de Samba Embaixadores do Riotmo. Em http://www.embaixadoresdoritmo.com.br/, o internauta pode conhecer a história dos Embaixadores , os membros da diretoria, os destaques e ainda ficar por dentro das notícias relacionadas à escola. Vale a pena conferir.

domingo, 2 de novembro de 2008

CD Carnaval 2009 Será lançado hoje no programa de Claudio Brito

Na madrugada deste domingo os carnavalescos de Porto Alegre conhecerão o CD Oficial do carnaval da capital. A meia-noite, na Rádio Gaúcha, Cláudio Brito lançará o disco com os Sambas-Enredo 2009 no programa Bom-Dia, Segunda-Feira. Para ouvir o programa, é só sintonizar nos 600 AM ou nos 93,7 FM. Ainda é possível conhecer o CD do carnaval de 2009 pela internet, em http://www.radiogaucha.com.br/ ou ainda pela SKY, no canal 407. As gravações do CD Oficial dos Sambas-Enredo 2009 começaram em setembro e foram realizadas no estúdio TécÁudio, em Porto Alegre. O cronograma estipulado pela Aecpars foi cumprido e as gravações terminaram antes do esperado, em novembro. O CD estará a venda antes do Natal, lançado pela Orbeat. Assim como no ano passado, será vendido nas bancas, junto com o Diário Gaúcho. Com Glauco Minossi como técnico de gravação, o CD dos Sambas-Enredo do carnaval de Porto Alegre contou com a participação de Silfarney, Mestre Estevão e Édson Vieira na produção.

Fonte: Samblog