segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tempo fecha entre Wantuir e Nêgo

O clima não é dos melhores entre Wantuir, intérprete da Grande Rio, e Nêgo, atualmente sem escola. Bruno Ribas, cantor da Unidos da Tijuca, Dominguinhos, da Imperatriz, e Gilsinho, da Portela e da paulistana Vai-Vai, também estão aborrecidos com Nêgo. O motivo é a suposta tentativa do ex-intérprete do Império Serrano para conseguir uma vaga como cantor em agremiações do Grupo Especial, o que tiraria o emprego de algum colega de profissão.

No dia 22 de outubro de 2009, indignado, Wantuir escreveu um e-mail para a redação do SRZD-Carnavalesco, questionando as supostas atitudes recentes de Nêgo.


- Venho por meio desta retratar meu repudio e indignação com respeito às atitudes escusas e imorais do interprete Nêgo, que vem com as suas investidas nos barracões das escolas de samba sempre sorrateiramente feito uma cobra peçonhenta. Isto é, se arrastando e se oferecendo para entrar no lugar de qualquer um que seja, não interessa a agremiação. Nós intérpretes, que sempre tivemos uma relação cordial e amigável, estamos estarrecidos e abismados com a atitude deste rapaz que não tem moral nem respeito, uma pessoa sem caráter e falsa aos extremos - lamentou Wantuir, através de e-mail.


De acordo com ele, outros cantores, como Bruno Ribas, Gilsinho e Dominguinhos também se sentiram ultrajados com a suposta postura de Nêgo.


- Eles estão reclamando também. O Nêgo, quando eu estava na Tijuca, em 2003, pediu a algumas pessoas para conversar com o Horta e tentar a vaga de cantor. Conseguiu. No carnaval, cantou o samba-enredo fora do tom durante 20 minutos e foi demitido - relembrou Wantuir, de 52 anos, morador de Duque de Caxias.

Tranquilo no cargo, o intérprete da Grande Rio afirma que recebeu a garantia de Jayder Soares, patrono da escola, para continuar na agremiação. Recentemente, Wantuir foi convocado pela direção da tricolor para comparecer ao barracão, na Cidade do Samba. - A diretoria de carnaval e o presidente Helinho de Oliveira me chamaram para ir à Cidade do Samba.


Eles disseram que o Nêgo havia ido ao barracão para pedir emprego, mas que o meu cargo está garantido. Ele passou dos limites. Infelizmente, isso não vem de agora. Não nego que é um bom cantor, mas é uma pessoa do mal - lamentou.


Um dos diretores de carnaval da tricolor, Milton Perácio, confirmou Wantuir no posto de intérprete, e disse que Nêgo esteve no barracão a convite de Jayder.


- O Jayder convidou o Nêgo para conhecer o barracão. Eles são amigos há mais de dez anos. O Wantuir está firme na escola e confirmado para 2010 - disse Perácio.


O SRZD-Carnavalesco tentou ouvir Helio de Oliveira, mas o mesmo está em viagem no exterior. Presente na final de samba-enredo da Imperatriz deste ano, Wantuir disse que ao anunciar a obra campeã, o diretor de carnaval da verde-e-branca, Wagner Araújo, fez questão de frisar que o Dominguinhos é o intérprete da escola. - A relação dos intérpretes é perfeita. Existe a rivalidade no mundo do samba, mas o convívio no geral é bom - disse Wantuir.

Porém, Wagner Araújo negou qualquer tentativa de Nêgo para ser contratado pela agremiação da Zona da Leopoldina.


- Seja o Preto Jóia, o Paulinho Mocidade, David do Pandeiro, eu sempre falo, antes de dizer o samba campeão, a voz oficial que vai gravar o CD de sambas-enredo da Imperatriz. Até quando eu fui presidente e, agora, como diretor de carnaval, o Wagner Araújo sempre agiu da mesma forma. O Nêgo não me procurou em nenhum momento. No dia da final, ele cantou um samba concorrente aqui da escola e depois seguiu para a Beija-Flor, onde cantou outro samba - explicou.


Procurado pela reportagem, Nêgo se defendeu das acusações. O cantor confirmou que esteve recentemente no barracão da Grande Rio há alguns dias e que na ocasião conversou com Jayder Soares, mas que tudo não passou de uma visita de um amigo a outro amigo.


- Eu fui no barracão da Grande Rio na semana passada porque visitei o meu amigo Jayder. Fazia dez anos que não pisava no barracão da escola. Tive a felicidade de ganhar o samba de 2010 na Grande Rio. Tenho uma história por lá, onde cantei por dez anos e conquistei dois Estandartes de Ouro. E foi só. Nunca tirei o emprego de ninguém. Não posso visitar meus amigos? Eu posso ir a qualquer barracão visitar meus amigos. Não fui com a finalidade de pedir emprego. Agora não posso visitar ninguém porque fica todo mundo preocupado. Estou de férias, se não for possível cantar em 2010, tudo bem. Não sabia que estava proibido pelo Wantuir de visitar a Grande Rio - afirmou Nêgo.


Sobre a denúncia de ter orquestrado a demissão de Wantuir para assumir o microfone da Unidos da Tijuca em 2003, o intérprete garante que esse tipo de postura não faz parte da índole dele.


- Não planejei nada. O Horta (presidente da Tijuca) me convidou e fiquei lá por um tempo. Depois, fui para o Império Serrano, onde ganhei o Estandarte de Ouro com o samba 'Aquarela Brasileira', no carnaval 2004. Eu sei de mim, quem é o Nêgo. Sempre falei com o Wantuir, não tenho nada contra ele. Apenas ganhei o samba de 2010 na Grande Rio e fui visitar alguns amigos. Só isso. Se o Wantuir está irritado, eu não sei. Ele tem que confiar no trabalho dele e seguir adiante. Respeito ele como homem, cantor e chefe de família. Também estive no barracão da Beija-Flor para reencontrar alguns amigos e meu irmão (Neguinho da Beija-Flor, intérprete oficial da escola) não ficou chateado comigo. E ele é cantor igual a mim - finalizou Nêgo, afirmando que esteve apenas no barracão da Grande Rio e da Beija-Flor e que não tem a intenção de "tirar" o emprego dos seus colegas de profissão.


Bruno Ribas, outro intérprete que se queixou das supostas tentativas de Nêgo para lhe tirar do posto de cantor oficial da Unidos da Tijuca, também demonstrou irritação. Ele afirma que Nêgo tentou por várias vezes um contato por telefone com o presidente Fernando Horta, mas não foi atendido para a reunião que desejava.


Ele fez várias ligações para o barracão, tentando agendar reunião com o Horta. Tentou ir para a Imperatriz, Mangueira, Grande Rio e Tijuca. O profissional que trabalha certo tem as portas abertas. O Nêgo está cometendo um equívoco, porque o mercado está se fechando e ele por sua vez não tem sido profissional. Quando ele estava na Viradouro, no dia de gravar a voz para o CD, não apareceu. O diretor de carnaval da escola na época foi até ele e o encontrou de bermuda, dizendo que o horário da gravação era outro. Em seguida, foi para um compromisso com a Beth Carvalho - disse Bruno, que afirma ter seu emprego garantido na Unidos da Tijuca. - O clima entre eu e o Horta é dos melhores. O único problema é que o Nêgo está desesperado por estar fora do carnaval, o que eu não acho errado. Lugar de mau caráter não é no carnaval.


Ao conversar com o SRZD-Carnavalesco, Fernando Horta preferiu amenizar a discussão entre os cantores. O dirigente ressaltou que a Unidos da Tijuca está satisfeita com o trabalho realizado pelo seu cantor.


- Essa história de que o Nêgo está forçando uma volta ao Grupo Especial é bobagem. Não existe pressão. Quem decide se vai mudar intérprete é o presidente. E na Tijuca o presidente sou eu. O Nêgo é amigo da escola, cantou por muitos anos na Tijuca, mas por infelicidade do destino atualmente está de fora do carnaval. A Tijuca tem cantor e está satisfeita com o seu intérprete - afirmou o dirigente.


Perguntado sobre o clima pesado entre os intérpretes, Bruno respondeu dizendo que o grupo é unido, mas lamenta algumas atitudes de Nêgo.


- Os intérpretes estão chateados. Não se sentem bem com esse tipo de conduta. O nosso grupo é unido, de amigos verdadeiros. Tem algumas coisas erradas no carnaval. Deveria haver direitos e deveres no mundo do carnaval. Se isso existisse, teríamos a vida mais tranqüila. Nós intérpretes não temos sindicato, nem associação. Se um cara desse fizesse isso em um meio mais organizado, as consequências seriam outras. Como profissional, admiro a voz dele, mas o Nêgo só tem a voz. O restante é podre - finalizou.

Outro intérprete que demonstrou profundo desagrado com Nêgo é Gilsinho, cantor da Portela e da Vai-Vai, de São Paulo. Gilsinho, que já tem contrato com a Vai-Vai para 2010, soube pela diretoria da escola paulistana que Nêgo teria entrado em contato com a agremiação em busca de emprego.

- Isso é falta de profissionalismo. Se ele está de fora do carnaval, é porque procurou isso. Não deveria puxar o tapete de ninguém. Falo isso por mim. Ele está fazendo papel errado. O que eu soube é que o Nêgo ligou, se oferecendo, para a diretoria da Vai-Vai. Isso é palhaçada. Ele está passando por um desespero muito grande e ninguém tem culpa disso, apenas ele mesmo. Não é agindo assim que vai conseguir alguma coisa. Não quero esquentar a cabeça com isso. Quero cumprir bem as minhas obrigações com a Portela e Vai-Vai - desabafou Gilsinho.


Entretanto, Nêgo se defendeu dizendo que não esteve em São Paulo este ano, embora tenha gravado o samba-enredo concorrente para uma parceria da escola.


- Não fiz nenhum tipo de contato com a presidência da escola. Sou muito amigo dos compositores, mas nem na final da Vai-Vai eu fui, pois estava na Imperatriz e na União da Ilha.


Dominguinhos, intérprete da Imperatriz, voltou no tempo para relembrar a sua demissão da Viradouro há alguns anos, segundo ele, motivada por Nêgo.


- Fui vítima dele na Viradouro há três anos. A escola me dispensou na quinta-feira e no sábado ele foi apresentado com festa na quadra. O Nêgo já havia assinado com a escola antes da minha demissão. Infelizmente, o Nêgo tem esse hábito. Não é uma pessoa equilibrada. A gente tem que ir perdoando. É um grande cantor que quando se oferece a um presidente, balança as estruturas. Quem não quer a voz dele? Mas ele tem um histórico ruim, nunca ganhou nada, jamais teve a felicidade de gritar 'Sou campeão!'. Não se firmou em nenhuma escola - disse Dominguinhos.


Nêgo se defendeu. Para ele, Dominguinhos ficou triste porque o seu samba concorrente foi cortado das eliminatórias da Viradouro em 2003. Ainda de acordo com o intérprete, o convite para cantar na vermelha-e-branca aconteceu em um shopping center de Niterói.


- Acho que a melhor pessoa para responder isso seria o Marco Lira (presidente da Viradouro). Eu estava em um shopping center de Niterói com a minha família, pois moro na cidade, e encontrei com o Marco Lira. Ele me falou sobre a saída do Dominguinhos e me fez o convite. Nem samba defendi na Viradouro em 2003. O Dominguinhos é que perdeu samba lá nesse ano e ficou triste - relembrou.


De acordo com Nêgo, os cantores que estão aborrecidos com ele deveriam se preocupar em fazer seus trabalhos.


- Estou fora do disco e sem escola. Felizmente, ganhei três sambas este ano. É aquele negócio, canto há 28 anos em escolas de samba. A única coisa que faço é cantar. A música é uma terapia, o maior código do mundo. Ninguém nunca me viu maltratando uma pessoa. Se eles estão chateados comigo, deveriam procurar uma aula de canto. Eu é que deveria estar aborrecido por estar de fora do carnaval, mas pelo contrário. Continuo fazendo meus shows e feliz da vida. Não posso deixar de cantar. É uma dádiva divina. Um dom que Deus me deu. Sou o intérprete mais premiado pelo Estandarte de Ouro, com cinco troféus. Apenas o Jamelão conquistou essa mesma quantidade de troféus do jornal 'O Globo'. Muitos cantores ainda não têm essa premiação - comparou.


Wantuir encerrou o e-mail enviado à redação do SRZD-Carnavalesco, dizendo que Nêgo não merece estar em escola nenhuma:


- Espero que vá cantar na China para aprender com aquela cultura milenar o que significa respeito, ordem, caráter e índole, pois nenhuma destas virtudes faz parte do seu vocabulário, apenas a maldade.

Fonte: SRZD - Carnavalesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário