quarta-feira, 17 de junho de 2009

Compositores retiram dez sambas no Império

Seria apenas o sorteio para definição das chaves das semifinais no festival do Império da Zona Norte. Mas se transformou na retirada de dez dos quinze sambas classificados. Durante a reunião com os compositores, realizada na noite dessa terça-feira no barracão do Império no Porto Seco, os autores de oito obras em disputa apresentaram um ofício requerendo a desclassificação do samba de Rogério Acioly, Sérgio Mani, Fabão e Cesinha Oliveira. Caso não tivessem o pedido atendido, se retirariam do festival.
O motivo alegado pelos compositores foi o descumprimento do regulamento, já que a gravação entregue pela parceria era diferente da letra apresentada. De acordo com o regulamento do festival, para participar do concurso, cada compositor deveria entregar doze cópias da letra e uma gravação do áudio do samba em CD.
A data final para a entrega do samba era no dia 02 de maio e, depois de entregue, segundo o texto do regulamento "sob hipótese nenhuma, independente de qualquer motivo, não poderá sofrer alteração".
Depois de receber o ofício, o diretor de carnaval Walmir Oliveira pediu aos compositores que aguardassem um posicionamento da diretoria da escola. Após quase uma hora reunido com o vice-presidente Daio Moraes e alguns integrantes do Departamento de Carnaval, Walmir admitiu que o a gravação apresentada tinha diferenças em relação a letra, mas comunicou que o samba permaneceria na disputa. Justificou a decisão com o ítem que diz que os casos omissos no regulamento são decididos pela diretoria da escola.
Ausentes da reunião, os compositores Andrézinho Santos e Luiz Weber aderiram ao movimento e confirmaram que estão fora do festival. Com o impasse, o sorteio não foi realizado e a escola deve anunciar nos próximos dias a data do que deve ser a grande final, pois restaram apenas cinco sambas.

As 10 parcerias que se retiraram são:
- Wilson da Silva, Tabajara Ortiz, Arilson Trindade, Chocolate, Claudinho, Rafael Tubino, Gláucio Guterres e Lincoln Salazar
- Vinicius Maroni, Fábio Canalli, Saimon e Vinicius Brito
- Cláudio Dias, Anderson Pereira, Gustavo Mendes, Rogério Barcelos, Vanderson Rodrigues e Wagner Barcelos.
- Roberto Nascimento e Vitor Nascimento
- Maguila- Anderson Costa e Guto Vilage- Daniel Mendes
- Maikio Guimarães, Renan Ludwig e Davis Maciel Gomes
- Luiz Weber
- Andrezinho Santos

Com a decisão da escola em manter o samba questionado, os sambas que permanecem no concurso são:

- Serginho Aguiar, Diego Nascimento, Tiago Souza e Aryzinho da Vila
- Jailson Barbosa, Vinicius de Souza e Tom Astral
- Beto Partido, Bolão Astral, Bolacha do Cavaco, Cabeça do Cavaco e Mazo 7 Cordas
- Rogério Acioly, Sergio Mani, Fabão, Cesinha Oliveira.
- Marcelo Andaraí, Divino e Pessanha

Fonte: Samblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário