sexta-feira, 15 de julho de 2011

Carnaval de Santa Cruz do Sul com novidades


Se depender do interesse das entidades, o Carnaval de rua de Santa Cruz do Sul deverá ter novidades em 2012. Diversas reuniões já estão acontecendo entre os parceiros que, no momento, trabalham na elaboração de projeto que poderá habilitar o evento aos recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
O Carnaval do próximo ano conta com parceria firmada entre a Associação das Entidades Carnavalescas (Aecsc) e a Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), a mesma que promove a Oktoberfest. Pelo lado da Assemp, a coordenação é do empresário Jean Brasil. A principal atividade, neste momento, é a elaboração de um projeto técnico para a promoção. Com ele, os organizadores esperam obter credenciamento para captar recursos da LIC.
A mesma pessoa que realizou o trabalho de credenciamento em Uruguaiana, transformando o Carnaval daquela cidade em um dos mais importantes do Estado, atua em Santa Cruz. Conforme Brasil, as escolas estão muito participativas. “Se conseguirmos captar os recursos, nosso Carnaval dará um salto de qualidade muito grande.” Afora o credenciamento na LIC, a Assemp e a Aecsc estão fazendo contatos com empresas que possam patrocinar o evento.

PROFISSIONAL
As escolas de samba também estão programando eventos para arrecadar recursos e investir forte em fantasias, carros alegóricos, instrumentos e outros. O primeiro estava agendado para o último dia 10, com a presença do sambista carioca Délcio Luiz. No entanto, o cancelamento de voos para o Rio Grande do Sul, em função das cinzas do vulcão no Chile, motivou a suspensão da promoção. “Mas não desanimamos. Ela vai se realizar em julho ou agosto”, assegura o presidente da Aecsc, Jorge Alci dos Santos (Jorjão).
Conforme ele, a Assemp e a Aecsc estão falando a mesma linguagem e isso é importante para que Santa Cruz promova uma grande festa. Santos frisou que, entre as escolas, está se criando uma mentalidade mais profissional, onde a rivalidade fica restrita ao concurso na avenida. “Pelo que estamos acompanhando, o Carnaval de 2012 vai ser um dos melhores dos últimos anos.”

Fora de época
A exemplo do que ocorreu nas três últimas edições, o desfile em 2012 será realizado fora do período tradicional em que se comemora o Carnaval no Brasil. A decisão é das escolas e tem o aval da Assemp e da Secretaria Municipal de Turismo.
Conforme Jean Brasil, tem sido comum, em várias cidades, realizar os desfiles no sábado seguinte ao Carnaval. Isso evita a concorrência entre as localidades e atrai mais visitantes. Segundo ele, Santa Cruz tem recebido pessoas de fora. “Se fizéssemos na mesma noite que Rio Pardo ou Venâncio Aires, isso já não ocorreria.”

Duas noites
Não está afastada a possibilidade de Santa Cruz ter duas noites de desfiles em 2012. Uma delas seria para o concurso das escolas de samba e a outra para uma espécie de muamba, ou pré-carnaval.
O assunto foi levantado, mas não há nada decidido. A noite da muamba teria como convidados os blocos de Carnaval, que são muito fortes em Santa Cruz e em cidades da região. Até mesmo escolas de samba de fora poderiam participar, garantindo a integração entre os foliões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário