sábado, 16 de maio de 2009

Chico passos renova com a Imperatriz por mais dois anos

Depois de ser sondado por outras entidades no Carnaval de Porto Alegre, Chico Passos (ao centro) Estandarte de Ouro em alegorias em 2008 continuará na Imperatriz dona Leopoldina, ele renovou seu contrato com a entidade da Zona Norte por mais dois anos. Especialista em alegorias e adereços Passos conta ainda que está programada uma viagem a Parintis no dia 22 de junho para aperfeiçoamento de suas técnicas em prol do Carnaval de Poa e claro para o Barracão da Imperatriz, na noite de ontem 15/05 ele recebeu pela Udesca mais um prêmio Destaque por suas alegorias. Além da Imperatriz Chico também assina a criação dos desenhos dos carros alegóricos e protótipos das fantasias da Escola de Samba Imperadores do Ritmo de Santa Cruz do Sul para o Carnaval 2010 e também Carnavalesco da Incríveis do Ritmo de Caxias do Sul.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Tinga anuncia seu festival

Compositores, o Estado Maior da Restinga divulgou o regulamento e a sinopse do festival que escolherá o samba-enredo da escola para o Carnaval de 2010. O evento será realizado em duas etapas, nos dias 20 e 27 de junho. A ordem de apresentação dos sambas será definida através de sorteio em reunião-almoço no próprio dia 20, às 13h. O campeão será premiado com R$ 1,5 mil.
Interessados devem se inscrever na sede da entidade com a ficha devidamente preenchida ou através dos e-mails robsontinga@hotmail.com e ediboca@ig.com.br.
Este ano, a Tinga leva para a avenida o enredo “A Restinga é do Tamanho da China”, desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Jorge Medeiros.
O Samblog disponibiliza aqui a ficha de inscrição, o regulamento do festival, a sinopse do enredo e o organograma prévio do desfile.
Fonte: Samblog

Praiana anuncia Guaraci, Gugu e Márcio Kramer

Sob nova direção, a Praiana vai montando o seu time para o carnaval de 2010, ano de seu cinquentenário. No início dessa semana, o presidente Vergílio Fogo confirmou a contratação dos carnavalescos Guaraci Feijó e Gugu Lacerda, além da volta do mestre-sala Márcio Kramer, que estava na Restinga.
Multicampeão, Guaraci Feijó vai para mais um carnaval de aniversário. Em 2003, foi o carnavalesco campeão dos Bambas da Orgia homenageando o centenário gremista. Em 2008, também nos Bambas, desenvolveu o enredo sobre os 100 anos do Instituto de Artes. Em 2009, foi o figurinista dos Imperadores do Samba, que cantou o centenário do Inter e seu próprio cinquentenário.
O carnavalesco Gugu Lacerda fez parte da Comissão de Carnaval do Império da Zona Norte em 2009. Trabalhou com os carnavalescos Luiz Fernando Reis e Sérgio Ávila, ficando responsável pela criação dos figurinos e contribuindo com o desenvolvimento do enredo.
A escola também montou uma comissão de carnaval, que será formada pelo vice-presidente Humberto Silva, por Nenê da Praiana, Madruga, Sérgio Almeida, Lidia Fogo e Wanderlei Fogo, além dos novos carnavalescos.
Fonte: Samblog

terça-feira, 12 de maio de 2009

Roberto Carlos pode virar enredo da Beija-Flor

O carnavalesco Alexandre Louzada, da Beija-Flor, confirmou a possibilidade da escola fazer um enredo sobre os 50 anos de carreira de Roberto Carlos. A agremiação estuda ainda desfile sobre os 50 anos de Brasília. A decisão sobre o tema, acredita Louzada, sairá até o final do mês. 'A preferência da diretoria ainda é pelo enredo de Brasília, pois a escola já vinha negociando o patrocínio e já tem até uma sinopse pronta. Mas o enredo sobre Roberto Carlos tem tido uma simpatia grande na escola. Todo mundo tem alguma ligação com a obra do Roberto. Estou entusiasmado com os dois temas, que são maravilhosos, e só espero que haja uma definição logo', disse Alexandre Louzada.
Um integrante da escola revelou que proposta para transformar o ‘Rei’ em enredo teria sido entregue pelo empresário do cantor, Dody Sirena, ao presidente de honra da escola de Nilópolis, Anizio Abrão David. Sirena admitiu gostar da ideia, mas evitou confirmar acordos. 'Sabemos que existe um grande carinho entre o Roberto e a Beija-Flor, mas não houve nenhuma conversa sobre isso. Acho até uma boa ideia, mas não aconteceu. No Carnaval deste ano, alguns integrantes da escola chegaram a conversar algo sobre isso com ele no dia do desfile, mas não ficou nada acertado”.
PATROCÍNIO PARA O TEMA

Há três anos, integrantes da escola vem participando dos cruzeiros de Roberto na costa brasileira. Em 2008, o Especial de Natal do cantor na Globo foi encerrado com a presença de Neguinho, Raíssa e a bateria de Mestre Paulinho. Há informações de que a Nestlé já teria sinalizado com interesse em patrocinar o desfile. Para o intérprete Neguinho da Beija-Flor, o tema é excelente e pode ajudar a escola a ganhar o título. 'Homenagear o Rei seria uma honra. Além de meu amigo, é uma pessoa que o Brasil ama. É o típico enredo que daria um título para a Beija-Flor'. Em 1987, a Unidos de Cabuçu cantou a obra de Roberto Carlos e ficou em sexto lugar.
Fonte: O dia Na Folia

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Historiador Sérgio Cabral pede para Martinho ser o autor do samba da Vila

Um dos incentivadores da idéia de ter Noel Rosa como enredo da Vila Isabel no Carnaval 2010, Martinho da Vila está engajado e pode até escrever o samba-enredo da agremiação. O pedido foi feito por Sérgio Cabral, pai do governador do Rio de Janeiro, que é historiador da música popular brasileira, e por João Máximo, colaborador do enredo e autor do livro "Noel Rosa - Uma Biografia", uma das bases de estudo do tema. - Gosto de biografia de figuras do Brasil, seja na política ou na cultura. E o Noel foi um sujeito extraordinário, não só como compositor, mas como pessoa. Ele tem uma importância para a música popular brasileira e para o samba. Viveu nos anos 30, início do período governado por Getúlio Vargas, em um Rio de Janeiro de ingenuidade, mesmo boêmio e com a figura da malandragem - contou o carnavalesco Alex de Souza. Ainda sem título oficial, o tema vai ganhando forma nas pesquisas da equipe do carnavalesco Alex de Souza. Assim, a agremiação parte para mais um tema autoral, sem, até o momento, um patrocínio. Até alguns dias atrás, a presidência estava indecisa entre a homenagem a Noel Rosa e o enredo com apoio financeiro sobre um país que não tem muita ligação com o Brasil. Acostumado a desenvolver enredos biográficos, como Joãosinho Trinta, Juscelino Kubitschek e Oswaldo Cruz, no Grupo de Acesso, ele disse que quem gosta de samba vai curtir o enredo da azul-e-branca. - O Noel teve contato com Lamartine Babo, Ari Barroso, Braguinha, entre outros. Estamos consultando pessoas ligadas à música popular brasileira para trocar idéias. O enredo não se limita a leitura de livros biográficos. O botequim, por exemplo, tão presente na vida do Noel, vai ser representado plasticamente. Terá a parte cronológica da vida dele, com o nascimento, a vida e a morte O enredo retrata o Rio daquela época, com o bairro de Vila Isabel e a Lapa, reduto da boemia, além das obras, do rádio e do cinema - adiantou.
Fonte: SRZD Carnavalesco

Mestre Estevão está de volta aos Bambas

O contrato ainda não foi assinado, mas Mestre Estevão está voltando aos Bambas da Orgia e já chegou a realizar uma reunião com auxiliares e ritmistas da escola. Porém, alguns empecilhos impedem a direção dos Bambas da Orgia de anunciar oficialmente o reforço.
O primeiro é o contrato de dois anos firmado entre Estevão e a Imperatriz Dona Leopoldina, onde ele trabalhou em 2008 e 2009. De acordo com Helinho Oliveira, diretor de carnaval, Estevão já recebeu parte do valor referente ao contrato válido até o carnaval de 2011.
Mas garante que a Imperatriz não vai insistir na permanência do mestre: "Se ele não está feliz, não há motivos para ficar. Não queremos ninguém insatisfeito por aqui. Mas há uma cláusula no contrato que prevê multa rescisória e ela deverá ser paga", afirmou Helinho.

Enquanto isso, Estevão já fala como mestre de bateria dos Bambas. Em contato com o Samblog, disse que pretende resgatar ritmistas históricos da bateria bambista: "Figuras como Biscuit, Barata e tantos outros estão de volta nesse novo trabalho".






Fonte: Samblog

sábado, 9 de maio de 2009

Enredo da Mangueira para o carnaval 2010

O presidente da Mangueira Ivo Meireles anunciou na tarde deste sábado o enredo da escola para o Carnaval 2010. O tema leva o título de 'A Mangueira é música do Brasil' e vai exaltar os principais estilos do país, começando pelo samba, passando pela bossa nova e pelo forró e chegando até o funk. Cerca de quatro mil pessoas compareceram à feijoada que deu posse à diretoria. Presidentes de outras agremiações marcaram presença, entre eles Wilson Vieira Alves (Vila Isabel) e Regina Duran (Salgueiro). Ex-dirigentes da Estação Primeira como Elmo José dos Santos, Percival Pires, Roberto Firmino e Chininha também foram ao evento. Ao fazer o anúncio, o dirigente da verde-e-rosa levou as cantoras Beth Carvalho e Fernanda Abreu para exemplificar alguns dos estilos que serão cantandos no desfile. Foi a primeira vez que Beth Carvalho pisou na quadra numa festividade desde seu rompimento com a escola em fereiro de 2007. Já Fernanda, deixou a quadra logo em seguida alegando que 'não poderia perder' a estreia do Vasco no Campeonato Brasileiro.

Renata Santos é a nova rainha de bateria da Mangueira

O assunto mais comentado da festa, no entanto, foi a troca de rainhas de bateria. Gracyanne Barbosa perdeu o posto para Renata Santos, ex-rainha da Acadêmicos de Santa Cruz. Após 10 anos da escola da Zona Oeste, a modelo vai emprestar seu brilho à verde-e-rosa e ocupar o lugar da noiva de Belo, que estava há dois anos à frente dos ritmistas. Segundo Ivo, a mudança irá favorecer a obtenção de 'padrinhos' para a bateria. 'Eu já gostava da Renata (Santos) e já observava o jeito como ela se relacionava com a comunidade. Agora vou ter mais possibilidades de arrumar pessoas que possam ajudar com os custos da bateria. A Gracyanne entendeu isso e não houve briga', revelou. Ivo fez questão de agradecer à noiva de Belo pelos dois anos de reinado. 'A Gracyanne cumpriu seu papel e já entrou para a história da escola, porque nenhuma outra rainha tinha ficado dois anos seguidos. Quem sabe um dia ela não volta?', brincou. Sem constrangimento, a beldade retribuiu os elogios e garantiu que não saiu magoada com o sambista. 'A Renatinha é uma pessoa bacana e eu já conhecia ela bastante. Eu também já estava essa notícia porque sei que é uma tradição não repetir rainha de bateria. Fica uma tristezinha pela perda do contato com a comunidade, mas depois passa. É vida', analisou. Pouco antes de ser apresentada oficialmente, a Renata Santos comemorou o momento. 'Conheço o Ivo Meirelles há muito tempo. Como ele resolveu fazer mudanças de A a Z na escola, ele me convidou para ser a rainha. Jamais pensei que isso pudesse acontecer na minha vida e acho que a ficha ainda não caiu, mas estou pronta. Não cheguei agora no Carnaval. Fiz um mestrado de 10 anos na Santa Cruz e chegou minha vez no Grupo Especial. Estou muito feliz', disse a beldade. Mesmo com a saia justa, Gracyanne e Belo estão confirmados na feijoada de apresentação da nova diretoria da Mangueira, neste sábado, na quadra. A festa não será aberta à comunidade.

Carnavalesca ainda está na fase de pesquisa do enredo

Nova carnavalesca da verde-e-rosa, Márcia Lage fez questão se levar seu marido, o também carnavalesco Renato Lage, à festa. Usando uma camisa rosa, Márcia entrou no clima dos sambas históricos e revelou que ainda está na fase de pesquisa do enredo, apesar do título já ter sido divulgado. 'Vamos passar pelos principais estilos do país, como o frevo, o forró, samba, bossa nova e o baião. O Ivo me apresentou o tema e eu adorei, porque deixa a escola livre para optar por diversos caminhos do desenvolvimento. Além de ser riquíssimo culturalmente, terá um visual belíssimo. Encontrei uma escola intensa e será uma grande chance para mostrar meu trabalho', completou.

Beth Carvalho canta "Mangueira teu cenário é uma beleza"





Fonte: SRZD Carnavalesco

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Imperadores e Bambas não farão festival de samba

As duas escolas com o maior número de títulos do carnaval de Porto Alegre não realizarão festivais para a escolha de seus sambas-enredo de 2010. Na tarde de hoje, os presidentes de Bambas da Orgia e Imperadores do Samba confirmaram que os sambas serão feitos por encomenda.
Nos Bambas da Orgia, os compositores já estão definidos. Vencedores do festival bambista nos últimos dois anos, Arílson Trindade, Claudinho e Juliano Centeno vão assinar o samba da escola pelo terceiro ano consecutivo.
Já nos Imperadores, o presidente Luís Carlos Amorim disse que os autores do samba do próximo carnaval ainda estão indefinidos, mas garantiu que a escola não vai promover qualquer tipo de concurso.
E o motivo para o cancelamento dos festivais de Bambas e Imperadores parece ser a disputa para escolha do samba do Império da Zona Norte. Presidente dos Bambas da Orgia, Rosalina Conceição disse que a escola não tem condições de oferecer uma premiação como do concurso imperiano (R$ 10 mil), que está atraindo a atenção da grande maioria dos compositores do carnaval de Porto Alegre.
O mesmo argumento foi dado por Amorim. Além de afirmar que a escola não tem condições de oferecer uma premiação como a do Império, contou que o festival para 2009 trouxe prejuízos financeiros para os Imperadores.


Fonte: Samblog

terça-feira, 5 de maio de 2009

Lú Astral na Acadêmicos de Niterói

O mercado da folia ainda não parou. A Acadêmicos de Niterói acertou a contratação do intérprete Lú Astral, que estava na Protegidos da Princesa Isabel. Lú Astral já havia trabalhado com Turco, diretor de carnaval da Niterói, no tempo em que ele presidiu os Imperadores do Samba.
A tricolor de Canoas também já definiu o seu enredo para 2010, que é "África, Seus Costumes e Mistérios".
Fonte: Samblog

Fraude no Carnaval de Caxias do Sul

O jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, publica hoje matéria detalhada sobre desvios e fraudes na realização dos desfiles das escolas de samba da cidade serrana. Leia aqui o conteúdo da matéria estampada na capa do jornal caxiense:CARNAVAL DE RUA
Farra com dinheiro público
A prestação de contas do Carnaval 2008 de Caxias do Sul está sob suspeita. A Liga Carnavalesca só conseguiu provar o uso correto de 26,5% dos R$ 358,7 mil repassados pela prefeitura para a realização dos desfiles das escolas de samba. Uma auditoria apontou que mais de dois terços da verba pública foram gastos indevidamente em artigos como cigarros, bebibas alcoólicas, eletrodomésticos e materiais de construção. O presidente da Liga, Cassiano Fontana, tem até o dia 20 de maio para se defender. Caso contrário, o município irá acionar a entidade judicialmente.
Caxias do Sul – Embora o convênio assinado com a prefeitura deixe claro que o dinheiro repassado deveria ser usado apenas para construir carros alegóricos, comprar fantasias e instrumentos musicais e pagar músicos, entre outras questões estruturais do Carnaval, em 2008 a Liga Carnavalesca ignorou o documento e incluiu na prestação de contas das escolas freezer, forno de microondas, cimento, areia, tijolos e dezenas de garrafas de vodka e cachaça, carteiras de cigarros e quilos de carnes para churrasco. Mais: pagou contas de luz, água e telefone.
A farra veio à tona na semana passada, quando a prefeitura concluiu uma auditoria sobre o destino das verbas repassadas à Liga Carnavalesca. Entre novembro de 2007 e janeiro de 2008, a entidade recebeu R$ 358,7 mil para viabilizar os desfiles na rua, mas, desse valor, R$ 290,7 mil teriam sido usados indevidamente ou apresentam problemas na documentação. Só 26,5% das contas foram aprovadas.
A verba foi entregue à entidade em quatro parcelas. A responsabilidade de distribuí-las entre as escolas de samba ficou a cargo do presidente da Liga, Cassiano Fontana, o Amarelinho, que também preside a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio Grande do Sul (Liesa RS). Cada uma das 12 integrantes do grupo especial recebeu R$ 22 mil. Cotas de R$ 10 mil foram destinadas para cinco escolas do grupo de acesso. Juntas, as escolas receberam R$ 314 mil. O restante, R$ 44 mil, ficou no caixa da Liga Carnavalesca para custear as despesas com a corte carnavalesca e a comissão julgadora, entre outras relacionadas.
Uma das evidências mais fortes de fraude está nos valores que deveriam ser repassados aos 27 integrantes da comissão julgadora. Os profissionais prestaram o serviço em Caxias durante três dias. Apesar da Liga ter recebido R$ 8 mil para pagá-los, os jurados nada receberam. Passado mais um ano, a entidade não honrou a dívida nem explicou por que não repassou os valores.
Dívidas antigas da Liga também foram quitadas com o dinheiro público do Carnaval de 2008. Em janeiro daquele ano, a Justiça reteve R$ 25,3 mil para garantir o pagamento de um desacordo comercial entre a entidade e um prestador de serviço que nada tinha a ver com a festa daquele ano. A Liga também usou parte do dinheiro para realizar um festival de pagode e gravar um CD, despesas não previstas no convênio.
Como a entidade demorou cerca de seis meses para apresentar os comprovantes dos gastos, a auditoria só foi deflagrada pela prefeitura em outubro de 2008. A coleta de dados ficou a cargo do Sistema de Controle Interno. Quatro funcionários públicos de carreira e sem vínculos políticos se debruçaram durante quase sete meses para tentar fechar as contas apresentadas pelo presidente da Liga, Cassiano Fontana. O relatório final foi entregue à Procuradoria-geral do Município na primeira quinzena de abril. Na quinta-feira, dia 30, Cassiano tomou conhecimento da irregularidade. Ele tem até o dia 20 de maio para apresentar a defesa ou justificar os gastos.
Procurado pelo Pioneiro, o procurador-geral do município, Lauri Romário Silva, diz que aguardará a defesa da Liga Carnavalesca para se manifestar. Mas adianta que o relatório é conclusivo quando se refere a pelo menos R$ 137 mil gastos indevidamente.
– Parte do valor gasto ainda pode ser justificado, pois o problema se refere a documentos, falta de tributos recolhidos, entre outros. Mas esses R$ 137 mil usados em bens e serviços não previstos no convênio são passíveis de inscrição em dívida ativa ou por processo judicial – antecipa Lauri.
Fonte: Samblog

Festival do Império terá 27 sambas

Durante 10 fins de semana, o Carnaval de Porto Alegre vai presenciar o provável maior Festival de Samba-Enredo já organizado por uma escola. Ao menos no que se refere ao número de obras inscritas e ao valor do prêmio a ser pago ao vencedor: R$ 10 mil.
A direção do Império da Zona Norte recebeu no último sábado fichas de inscrições, cópias de letras e gravações de 27 concorrentes. O sorteio das chaves para as eliminatórias será realizado no dia 9, no barracão da escola no Complexo Cultural do Porto Seco. A final está prevista para o dia 25 de junho. Confere a lista dos compositores inscritos:


1- Anderson Pereira, Cláudio Dias, Gustavo Mendes, Rogério Barcelos, Vanderson Rodrigues e Wagner Barcelos

2 - Jailson Barbosa, Vinicius de Souza e Tom Astral

3 - Maguila

4 - Dario Renato, Marcus Vinicius, Anderson Didi e Vini Casares

5 - Roberto Nascimento

6 - Sergio Mani, Fabão, Cesinha Oliveira e Rogério Acioly

7 - Maikio Guimarães, Renan Ludwig e Daniel Maciel Gomes

8 - Vinicius Maroni, Canalli, Saimon e Vinicius Brito

9 - Rafael Tubino, Lincoln Salazar, Gláucio Guterres, Claudinho, Chocolate, Wilson Silva, Tabajara Ortiz e Arilson Trindade

10 - Serginho Aguiar, Diego Nascimento, Tiago Souza e Aryzinho da Vila

11 - Andrezinho Santos

12 - Edinho, Chico e Zezinho

13 - Rodrigo Fagundes, Marcos Oliveira, Aninha Vieira e Chico Português

14 - Luiz Weber

15 - Richard Serraria e Marcelo Cougo

16 - Carlos José de Paula e Jair Freitas Marins

17 - Anderson Costa e Guto Village

18 - Fábio Saraiva e Martin César

19 - Jorge Antonio Lencina, Luiz Carlos Silva Feijó, Fabiano Flores e Thiago Lencina

20 - Beto, Bolão Astral, Bolacha do Cavaco, Cabeça do Cavaco e Mazo 7 Cordas

21 - Daniel Mendes Gonçalves

22 - Marcelo Andaraí, Divino e Pessanha

23 - Paulo Roberto de Souza

24 - Marcos de Souza

25 - Leandrinho LV e Fladimir Goulart

26 - Gustavo Santos, Leandro Godinho, Fernandinho e Walmer

27 - Edmilson Conceição do Nascimento Filho, Edmilson Conceição do Nascimento e José Gomes da Conceição



Fonte: Samblog

A dança é o enredo dos Bambas para 2010

Enquanto não anuncia o novo mestre de bateria, os Bambas da Orgia já definiram o enredo para o carnaval do ano que vem. O título ainda não foi definido, mas o enredo vai contar a história do dança. Os autores são Jailson Barbosa, Mahara Ferreira Pereira e Amanda Luiz.
O tema será desenvolvido em cinco setores. No primeiro, a antiguidade, quando o homem primitivo e das primeiras civilizações encontrou na dança um modo de expressão. No segundo, os balés e bailes da Idade Média. No terceiro, a Europa inventiva e inovadora.
No quarto setor, o Novo Mundo, com as as diversas culturas que se misturaram e criaram novos passos musicais. E por fim, os ritmos latinos que se mostram convidativos para se poder terminar em uma grande festa o desfile dos Bambas.


Fonte: Samblog