quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tema Enredo por Julio C. Farias.

Julio César Farias, professor, escritor, pesquisador do Núcleo de Estudos Carnavalescos do Projeto Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ e Secretário Geral do Conselho Estadual de Cultura do RJ vai fazer uma palestra no próximo sábado para a primeira turma de estudos de tema enredo, na sede da Aecpars, ali na Avenida IpirangaAv. Ipiranga, 311 – Menino Deus. O curso de tema-enredo foi organizado pelo temista reconhecido Sergio Peixoto. Ele traz Julio Farias pela vez primeira a Porto Alegre. Autor de vários livros entre eles, A Linguagem do Samba-Enredo, um dos seus vários títulos em que o carnaval é o enfoque principal. Julio fará também uma visita a algumas escolas e conhecerá pessoalmente os barracões do Porto Seco.
Fonte: Samblog

Sábado tem Paulinho Mocidade no Porto Seco

O incendiário da Sapucaí vem aí. No segundo sábado do Barracão do Samba e do Carnaval, o intérprete Paulinho Mocidade é a grande atração. Tetracampeão no Rio de Janeiro por Mocidade (1990 e 1991) e Imperatriz Leopoldinense (2000 e 2001), Paulinho volta a Porto Alegre.
E não esconde a vontade de estar no Porto Seco no mês de fevereiro, cantando o samba de alguma escola de samba do Grupo Especial: "Eu tenho um carinho imenso pelo Rio Grande do Sul, me sinto em casa. E ainda quero ser intérprete de uma escola no Carnaval de Porto Alegre".
Além de Paulinho, o Barracão do Samba e do Carnaval terá apresentações da União da Vila do IAPI e dos grupos Swinga Brasil e RS Samba. A festa começa às 14h e a entrada é franca.
Fonte: Samblog

sábado, 25 de julho de 2009

Ouça o samba do Império na voz de Sandro Ferraz

O intérprete Sandro Ferraz foi ao Rio de Janeiro gravar o samba-enrdo do Império da Zona Norte para 2010. Recebi por e-mail dele a "obra" direto do forno. Ouça aqui no o samba de Sérgio Mani, Fabão, Cesinha Oliveira e Rogério Acioli.

É o Amor! Meu coração Imperiano pulsa de emoção!
Intérpete: Sandro Ferraz

Sergio mani, Fabão, Cesinha Oliveira e Rogério Acioly - Império da Zona Norte 2010




Numa explosão de amor, divino amor
Nasce o universo, surge a vida
Água, terra, fogo e ar
Eterno renascer de um novo dia
Criou a beleza e a batizou de natureza
Homem e mulher, paraíso e sedução
Do filho vem a salvação
Mitos, crenças, culturas
Fazendo o coração pulsar
O grande mistério da vida.....faz sonhar

PIERROT E COLOMBINA, ARLEQUIM
LÁ NA ÍNDIA VI AMOR SEM FIM
JULIETA E ROMEU, VOCÊ E EU
LENDAS E HISTÓRIAS QUE O AMOR VENCEU

Não existem rosas sem espinho
sCada beijo trocado explode a paixão
Flores, bombons, serenatas
Conquistei a minha amada
Mãe, porto seguro
Por ti eu juro incondicional amor
Oh! Meu pai... és meu herói desde menino
Sempre guiando meu destino
E hoje Imperiano eu sou!
35 anos de amor ao samba
Aplausos pra família Imperiana

AIÊÊ MAMÃE OXUM, AIÊÊO!
LÁ VEM O IMPÉRIO DA ZONA NORTE
SEU CANTO É FORTEA PASSARELA VAI TREMER

Ouça o Samba do Estado Maior da Restinga

O Estado Maior da Restinga já tem samba para 2010. O vencedor do Festival de Samba-Enredo da escola enfrentando quatro concorrentes, a composição de Júlio Ferreira e Victor Nascimento (que também assina o samba dos Imperadores) levou o prêmio de R$ 1,5 mil e vai se tornar o hino da Tinga para contar a história da China no próximo Carnaval.
"A Restinga é do tamanho da China"
Intérprete: Renan Ludwig - Samba gravado pelos compositores

Júlio Ferreira e Victor Nascimento - Estado Maior da Restinga


EU SOU TRICOLOR, SOU DA ZONA SUL
MEU POVO É DE FÉ E COMANDA O SHOW
SEGUINDO O BALANÇO DA MINHA BATERIA
POR UM CAMINHO QUE ME LEVA ATÉ A CHINA

Da escuridão surge “Pan Gu”
O senhor da criação
Duas forças regem o universo
Conduzindo com poder a sua evolução
Na explosão da vida um clarão raiou
Das trevas fez-se a luz e assim então nasceu
Um povo de cultura milenar
Dinastias de bravos guerreiros
Na grande muralha sua proteção
Para as conquistas e vitórias em seu chão

QUE MARAVILHA! TÃO BONITA VEM A TINGA
APRESENTANDO ESSA RIQUEZA CULTURAL
VAI BRILHAR MEU ESTADO MAIOR
É O CISNE NO CARNAVAL

No esporte são campeões
Artes marciais, ensinamentos
Com inventos inovaram o velho mundo
Desbravando fronteiras, rota da seda
Vermelhos soldados, os operários
O Leão o guardião da harmonia
Dragão, filhos de folclores lendários
Terra das artes e religiões
A culinária tem destaque mundial
Esse gigante país desenvolve sua economia
Valorizando e preservando a ecologia

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Está no ar o novo site da escola do Grupo Especial Unidos de Vila Isabel. Na nova página, a representante de Viamão no Carnaval de Porto Alegre disponibiliza galerias de fotos e de vídeos, agenda de eventos, notícias. O endereço é http://www.unidosdevilaisabel.com.br/.
Fonte: Samblog

Álvaro Machado é o carnavalesco dos Bambas

Bambas da Orgia está completando seu quadro de reforços para o Carnaval de 2010 e anunciou Álvaro Machado como o novo carnavalesco na nação azul-e-branco.
De acordo com o site da escola, a contratação foi acertada ontem à noite.Também idealizador e coordenador do Curso de Gestão em Carnaval realizado pela Faccat, Álvaro terá o apoio do figurinista Fábio Ferreira para desenvolver o enredo em homenagem à história da dança no Porto Seco em 2010.
Essa será a terceira passagem de Álvaro pelos Bambas da Orgia. Na primeira, comandou o barracão bambista de 1995 até 1997, quando desenvolveu o antológico Festa de Batuque, logo em seu primeiro ano. Na segunda vez em que esteve na escola, foi campeão do Carnaval de 2002.
O carnavalesco já trabalhou na Figueira, Imperatriz Dona Leopoldina, União da Vila do IAPI, Praiana e Imperadores do Samba.

Fonte: Samblog

Zinho Melodia é o novo intérprete da Praiana

A verde-rosa está completando o seu time para o desfile do cinquentenário. Depois de perder Sandrinho Gessé, que foi integrar o carro de som da Restinga, a Praiana buscou um nome experiente para cantar o seu samba em 2010. É o intérprete Zinho Melodia, que estava nos Filhos da Candinha no último carnaval.
Com passagens por Fidalgos e Aristocratas, União da Vila do IAPI e Acadêmicos da Orgia, Zinho defenderá as cores da Praiana pela primeira vez no ano que vem. A Praiana será a terceira escola a desfilar na noite de 13 de fevereiro, com o enredo “O Velho Teatro São Pedro Novo Ilumina a Ribalta... no Palco a Praiana Engalanada é Show do Nosso Carnaval".
Fote: Samblog

terça-feira, 14 de julho de 2009

Aline Jorge da Silva reforça os Imperadores do Ritmo

Depois de já ter contratado nomes de peso como o carnavalesco Chico Passos, José Quadros, Sérgio Peixoto e Alexandre Belo, o presidente Edinei Martins nesta terça-feira (14) o presidente Edinei Martins reforçou ainda mais sua equipe de trabalho para o carnaval dos Imperadores do Ritmo em 2010, que está chegando é Aline Jorge da Silva (foto acima), o presidente conversou com Aline e fez seu convite, foi aceito na hora. Aline chega para assumir a Direção de alas, um setor deficiente na escola, ela ainda conta que será um prazer em participar da Escola de Samba: - Nossa fiquei até surpresa... Claro que aceito.... Vou adorar a ajudar a vocês na organização, S ó não tenho muita experiência... Finaliza Aline dizendo que está muito agradecida.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Belo volta para a Imperatriz

Foi como uma pequena e passageira crise conjugal. Após alguns dias separados, Imperatriz Dona Leopoldina e Alexandre Belo se reconciliaram. Na tarde deste sábado, em reunião no Complexo Cultural do Porto Seco, o intérprete acertou a volta para a escola do seu coração.

No período em que esteve fora, Belo chegou a ser paquerado por outras entidades, assim como a Imperatriz flertou com outros intérpretes. Mas, depois de uma boa conversa, as partes discutiram a relação e Belo está de volta para cantar o samba da Leopoldina pela oitava vez.

Em junho, Belo deixou claro que a volta poderia ocorrer o mais breve possível. Em seu blog, declarou: "Com a minha saída da Imperatriz Dona Leopoldina, amigável, deixo as portas abertas para que um dia, se for o desejo de ambos, retornar a essa entidade que tanto orgulho e valorização do meu trabalho já tive".

A negociação dos valores não foi difícil, pois antes de sair Belo já havia assinado a renovação de contrato até o Carnaval de 2011. O novo contrato mantém o que já havia sido acertado anteriormente.

Jorge Tarol confirmado na Laranja Mecânica

Na mesma reunião, o presidente Maurício Santos anunciou a contratação do Mestre Jorge Tarol, que está de volta ao comando da bateria da Imperatriz, chamada de Laranja Mecânica.

Cria dos Acadêmicos da Orgia, Tarol já passou pela Imperatriz em outros carnavais, como em 1997, quando a escola foi terceira colocada contando a história do relógio. Tarol é pai dos compositores Alessandro Anthunes e Leandro Anthunes, que em 2010 assinam o samba dos Imperadores do Samba.

Ele completa o time de destaques da escola para o Carnaval de 2010, que tem Chico Passos como carnavalesco, Andy na direção de harmonia e Alexandre Belo como intérprete. Marcelinho e Gisa formam o casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Fonte: Samblog