quinta-feira, 11 de abril de 2013

BATICUMBUM: Esclarecimento sobre o Estandarte de Ouro

BATICUMBUM: Esclarecimento sobre o Estandarte de Ouro

Os mais atentos que acompanharam a premiação do Estandarte de Ouro 2013 certamente perceberam que três dos troféus concedidos durante a cerimônia foram destinados equivocadamente.

Ciente do ocorrido, a AECPARS veio a público esclarecer os fatos, com a publicação de uma nota em seu site oficial (www.aecpars.com.br). A gente reproduz aqui. No próximo post, confira a lista completa dos premiados.
 


Sobre o Estandarte de Ouro 2013
Foi realizada no dia 6 de abril a festa do Estandarte de Ouro do Carnaval 2013 de Porto Alegre. Um equívoco na apuração, no entanto, resultou na entrega errada de troféus durante a cerimônia.
A Executiva da AECPARS reconhece e se responsabiliza pelo erro cometido, pedindo desculpas a toda a comunidade carnavalesca, aos profissionais agraciados de forma indevida e aos profissionais que deveriam ter sido agraciados durante o evento e não foram.

Como a questão foi resolvida
Na última reunião de presidentes da AECPARS, na segunda-feira, dia 8, as escolas dos grupos A e de Acesso foram informadas oficialmente do fato. As entidades premiadas indevidamente, inclusive, já repassaram os troféus aos destaques que deveriam tê-los realmente recebido. Quanto ao Grupo Especial, também será buscada a melhor solução.

O que ocorreu
Um equívoco na apuração ocasionou a entrega de três troféus erroneamente, em desacordo com o que rege o regulamento do Estandarte de Ouro.

A regra do Estandarte de Ouro para os quesitos
O que diz a normativa do regulamento que determina os critérios de premiação do Estandarte de Ouro para os quesitos (que são as categorias que recebem notas na avenida):
1 – A indicação dos destaques, em cada categoria, é feita pelos jurados
2 – Cada jurado pode fazer uma indicação apenas
3 – A condição para que seja feita a indicação pelo jurado, é que a Escola tenha recebido 10 no quesito
4 – Em caso de indicação de mais de uma Escola, a primeira verificação para validar a indicação é se a mesma obteve os três 10 no quesito no  Grupo Especial e dois 10 nos Grupos "A", Acesso e Tribos
5 – Persistindo o empate, é considerada vencedora a Escola que obteve a maior pontuação no cômputo geral

Ou seja, em primeiro lugar, é considerada a nota da escola. Se apenas uma tiver nota máxima, o troféu será dela, independentemente da indicação dos jurados. Se mais de uma escola tiver recebido nota máxima, aí sim, são consideradas as indicações dos jurados.O que ocorreu, nos equívocos identificados, é que acabou-se levando em consideração primeiro a indicação dos jurados.

Os três casos equivocados
NO GRUPO ESPECIAL
O que houve: Estado Maior da Restinga foi anunciada como vencedora do Estandarte de Fantasia no lugar de Bambas da Orgia. Como erramos: houve um erro na apuração, ao não ser identificado que a Restinga, embora tenha recebido duas indicações, não havia chegado à nota máxima, pois obteve um 9,9. Já Bambas da Orgia, embora não tenha tido indicação, foi a única escola a conquistar três notas 10. Assim, equivocadamente, durante a apuração, foram consideradas apenas as indicações. 

NO GRUPO INTERMEDIÁIO A
O que houve: O casal de mestre-sala e porta-bandeira da Imperatriz Leopoldense foi premiado mesmo sem ter recebido duas notas 10 dos jurados. O prêmio, na verdade, era para ter sido entregue à escola Acadêmicos de Niteroi. Como erramos: como cada escola acima recebeu uma das indicações dos jurados, considerou-se critério de desempate a maior pontuação geral do Carnaval 2013, sem ter sido levada em consideração a nota específica do quesito. Ou seja, Imperatriz Leopoldense, que tirou um 10 e um 9.9, não poderia ganhar, conforme o previsto no item 4. A Acadêmicos de Niteroi foi a única das escolas com nota máxima a receber uma indicação e, portanto, o casal Jocasta e Tadeu Pé de Vento é, de fato, o vencedor do Estandarte de Ouro no quesito.   

NO GRUPO DE ACESSO
O que houve: A Copacabana foi anunciada como vencedora de Fantasia, enquanto o prêmio deveria ter sido entregue à escola Unidos do Capão. Como erramos: Na apuração, a comissão não considerou o fato de a Copacabana, apesar de ter recebido uma das duas indicações, não ter conquistado nota máxima. Já a Unidos do Capão, que também havia recebido uma indicação, havia, sim, conquistado duas notas 10. Ao não considerar a nota, mas apenas o empate nas indicações, acabou sendo considerada administrativamente a maior nota no cômputo geral. No entanto, a nota específica do quesito deveria ter sido o primeiro critério utilizado.

A Diretoria Executiva da AECPARS e a coordenação da Comissão de Apuração do Estandarte de Ouro, exercida pela vice-presidência, reiteram que a responsabilidade da apuração é da Associação e, assim, assumem os erros citados, novamente se desculpando com todos os envolvidos, como o público e com toda a comunidade carnavalesca.

ATT

DIREÇÃO EXECUTIVA DA AECPARS

Nenhum comentário:

Postar um comentário