segunda-feira, 9 de março de 2009

Carnaval de Caxias do Sul

Embora não seja o mais popular do Estado, o Carnaval de Caxias mostrou que samba feito no interior gaúcho pode sim empolgar. Apesar do vento frio que chegou a derrubar a temperatura a 15ºC, um público flutuante de cerca de 26 mil pessoas esteve na Rua Sinimbu para assistir os desfiles do Grupo Especial da cidade. A primeira noiteA festa começou na sexta, com a Nação Verde e Branco. A escola, que vai perder cinco pontos por ter entrado na avenida com uma hora e 10 minutos de atraso, trouxe como tema o coração. Depois veio o Império da Zona Norte, falando sobre o metal. A terceira escola, Acadêmicos de Leon, abordou o aquecimento global. Favorita ao título, a XV de Novembro evoluiu com perfeição ao falar sobre o Caminho das Índias. A escola encontrou com o luxo e a riqueza de detalhes em fantasias e alegorias. Campeã do ano passado, a Filhos de Jardel veio com temas da África e cantou o enredo "Trovões e tambores, Olufiran é coroado Xangô". Coube aos Protegidos da Princesa encerrar o desfile da primeira noite. O recuo bem executado da bateria e as fantasias bem acabadas foram destaques da escola, que trouxe um enredo sobre o fogo. A segunda noiteA outra metade das escolas do Grupo Especial desfilou no sábado. A exemplo do que aconteceu na sexta, a primeira escola da noite também atrasou cerca de uma hora. A Acadêmicos de São Vicente entrou na avenida só às 21h, com o enredo "Qual pente que te penteia". A bateria veio logo na frente e a escola empolgou com um samba cantado em coro pelas arquibancadas. Segunda a desfilar, a Unidos do É o Tchan teve o apoio da União da Vila do IAPI. Assim como a escola porto-alegrense, a Unidos apresentou um tema sobre o arroz, com fantasias luxuosas e carros muito bem acabados. A terceira, Imperatriz do Vale, agradou ao cantar um samba sobre a miscigenação e a cultura em Caxias. A Incríveis do Ritmo trouxe o intérprete Belo, da porto-alegrense Imperatriz Dona Leopoldina, para puxar a escola cantando os mistérios da Lua. Destaque para fantasias e para o carro abre-alas, que trazia um enorme águia. Penúltima escola da noite, a Unidos da Tia Marta falou sobre o passado, o presente e o futuro. O primeiro carro surpreendeu representando uma festa disco, com direito a DJ e globo piscante. Gaviões do Samba encerraram a noite, falando sobre Iemanjá. Alguns destaques do Carnaval caxienseO que se viu foi uma evolução do Carnaval. Pela primeira vez, as escolas apostaram no uso de tripés. Carros com movimentos provaram que têm a força para empolgar mais o público. A simpatia dos casais de mestre-sala e porta-bandeira vindos de Porto Alegre encantaram. E embora a criatividade para contar os enredos seja fundamental, as escolas que mais animaram foram as que se valeram mais do luxo e da profissionalização.

Esta noite, desfilam as escolas do Grupo de Acesso. A apuração das notas será realizada na manhã de segunda-feira.
Fonte: Samblog

3 comentários:

  1. Apartir do ano de 2005, iniciei um trabalho de diretor de harmonia musical e intérprete de samba,da academia de samba Viamar(Viamão, RS), sendo o autor dos sambas enredo de 2006 a 2008, também bi-campeão do carnaval de Viamão 2006/2007.Sendo que,o samba enredo de 2008 ganhei o estandarte de ouro pelo mais belo samba do carnaval.Ocupei o cargo de vice-presidente da LIESVI (liga independe das escolas de samba de Viamão, ano 2007/2008). Participei do seminário de carnaval de Poa, sou compositor de sambas enredos, participei do festival de sambas enredo promovido pela academia de samba puro de Poa. Atualmente sou contratado da escola Viamar para o carnaval de 2010, na função de intérprete e diretor de harmonia musical.

    Busco espaço para o carnaval de caxias,meu tel 51 997 85874

    ResponderExcluir
  2. Mauro sorriso além de seu excelente currículo carnavalesco, é uma pessoa de uma grande idoneidade, o que faz jus á suas conquistas e méritos obtidos. Hoje em dia no mundo da arte, isto é, no mundo carnavalesco, é raríssimo essa qualidade nas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. O carnaval de Caxias do Sul precisa de um pouco mais de apoio,sendo tanto da prefeitura,quanto as empresas.
    Não custa nada ajudar um pouco mais o carnaval caxiense para que tenhamos um carnaval mais ampliado e com mais evolução nas fantasias...
    Parabéns a todas as escolas de samba de Caxias do Sul,pelo empenho e concideração de todos oss componentes!!!

    ResponderExcluir