terça-feira, 10 de março de 2009

Paulo Vianna presidente da Mocidade abre o jogo sobra a administração da escola

Pressionado por integrantes e torcedores da Mocidade Independente de Padre Miguel para renunciar ao cargo de presidente da escola, Paulo Vianna, procurou a reportagem do SRZD-Carnavalesco para abrir o jogo sobre sua administração e contar todos os detalhes da produção do desfile de 2009. Confira a entrevista:

CARNAVAL 2009 A Mocidade tem tanta torcida que é natural que os torcedores não aceitem esse resultado. Eles têm toda a razão de reclamar, eu como torcedor, também não aceito esse resultado. Tivemos erros que foram constatados na avenida. Hoje em dia tudo é muito equilibrado. A diferença entre a escola campeã e a rebaixada foi de oito pontos. Perdemos quase três pontos em alegoria, perdemos pontos em enredo. Uns foram de responsabilidade da administração, mas a maioria é de responsabilidade do carnavalesco.
RENÚNCIA AO CARGO Sofri ameaças, mas sinceramente não tenho motivos para sair. Tenho minha consciência tranquila. Vou cumprir meu mandato até o final. Sobre o que as pessoas falam ou deixam de falar de mim cabe a justiça criminal e divina julgá-las. Algumas pessoas falam que a Beth Andrade deveria assumir a escola. Estão usando o nome dela pelo fato dela ser da família do Castor (de Andrade, que foi presidente da Mocidade).

CARNAVALESCO CLÁUDIO CEBOLA Ele chegou para trabalhar com o Cid (Carvalho, carnavalesco) na produção do carnaval 2008. Foi um consenso dentro da escola a permanência dele como carnavalesco para 2009. Infelizmente não deu certo e a gente tem o direito de trocar um profissional que não se saiu bem em seu trabalho. Acho que ele não deveria ficar criando problemas por causa da sua dispensa. A idéia era mantê-lo aqui como auxiliar. Mas quando ele sentiu que o carnaval não deu certo resolveu atacar para se manter no mercado.O Cebola declarou que teve dificuldades para trabalhar, mas nós assinamos um contrato em fevereiro de 2008 no valor de R$ 110.000 anuais. Ele recebeu R$ 128.120 que podem ser comprovados através de recibos, ou seja, ele acabou recebendo mais do que havia sido acordado e ainda fica reclamando.Sobre as declarações que faltaram materiais para a execução do trabalho é absolutamente mentira, tanto que em nosso almoxarifado existem caixas fechadas e muita coisa que sequer foi utilizada. Ele pode falar muitas coisas, mas material nunca faltou para trabalhar. Eu tinha medo dele parar o carnaval. Não faltou nada para ele trabalhar. Até em São Paulo fomos buscar materiais.Ele ainda disse que ninguém da escola prestou assistência no dia do acidente na avenida. O Ricardo Simpatia foi para o hospital um pouco depois do desfile acabar para saber do estado de saúde dele. Na segunda-feira de carnaval eu liberei R$ 400 para a secretária Selma Paixão comprar remédio para ele e posso provar, pois, tenho o recibo desse dinheiro.
PROBLEMAS NA PRODUÇÃO DO DESFILE Fizemos um planejamento de fantasias para as composições que foram aumentadas antes do carnaval sem o meu conhecimento, portanto, sem a minha autorização. Eu soube através das costureiras que vieram me dizer que ainda tinham dinheiro para receber, pois, o número de fantasias havia aumentado e conseqüentemente o trabalho também havia aumentado.Chegamos a propor ao Cebola que colocássemos uma equipe para ajudar a terminar o acabamento das alegorias, mas ele não reagiu bem. Em um tom agressivo disse que a equipe dele era ele que selecionava e que eu teria que confiar no seu trabalho ou que arranjasse outro carnavalesco para substituí-lo. Várias pessoas sugeriram que ele executasse o trabalho alegoria por alegoria, mas ele não aceitou. Tentamos trazer a dona Olga que já trabalhou aqui em outras oportunidades, mas ele vetou.

ACUSAÇÕES NA IMPRENSA Quem está denunciando terá que provar todas as acusações e injurias que dispararam contra mim e minha família. Quem acusa tem que provar.

PROFISSIONAIS DE PARINTINS Disseram que a gente deixou o pessoal de Parintins desabrigado e sem condição de trabalho. Isso é mentira. Desde o início eles ficaram em três salas aqui do barracão da Mocidade. Pagamos as passagens de ida e volta no Natal para que eles pudessem passar as festas de fim de ano com suas famílias em Manaus. Sempre tiveram todo o apoio aqui dentro e no dia 23 de fevereiro fizeram um grande churrasco de despedida.

PROBLEMAS COM A SINOPSE DO ENREDO DE 2009 A sinopse para o Carnaval de 2009 foi feita muito acelerada. Eu posso ter errado em ter dado prazos curtos para que o Marcos Roza (pesquisador) e o Cebola trabalhassem, porém, isso não justifica os erros primários que aconteceram na divulgação do primeiro texto recheado de erros infantis e que teve que ser todo refeito posteriormente. Felizmente, o segundo texto ficou melhor e mais tarde acabou endossado pela própria Academia Brasileira de Letras.

ACUSAÇÕES DA COMUNIDADE DA MOCIDADE NO ORKUT Em 2006, eu fui processado por apologia ao crime por agradecer um banqueiro do bicho no microfone, hoje, existem pessoas que estão fazendo coisa muito pior. Não vou admitir que se manche a honra e a integridade minha, da minha família e dos diretores da escola. Vou processar criminalmente qualquer um que tenha participação nisso. Desde que entrei faço as minhas prestações de contas que são devidamente aprovadas pelo conselho fiscal da escola. O senhor Acácio Rosário andou dizendo que organizaria um movimento para me tirar da presidência da Mocidade. Antes dele se preocupar comigo, ele tem é que olhar para o CREIB de Bangu, onde há quinze anos quando não é ele o presidente, a esposa está no lugar. Primeiro ele tem que atestar se as contas da entidade que preside estão em dia e devidamente aprovadas.

ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA Quando assumi a Mocidade em 2004, a escola possuía uma dívida de R$ 6,5 milhões. Estamos trabalhando muito duro para poder quitar essas dívidas ano a ano. Já pagamos boa parte. Hoje, a nossa dívida é de aproximadamente R$ 2 milhões. Espero que no fim de meu mandato em 2011 possa devolver a Mocidade ao lugar que ela merece, mas também espero que as dívidas estejam totalmente sanadas.

DIRETORES SE AFASTANDO DA ESCOLA Eu acho ótimo que essas pessoas se afastem da Mocidade. O Douglas da Lapa, por exemplo, sempre foi declarado de oposição e só estava nos auxiliando porque não tinha nenhum ônus para a escola. O salário dele era pago por uma terceira pessoa que assumiu esse compromisso. Já outras pessoas têm que primeiro pensar no que fazem em prol da escola. A Mocidade é do povo, de sua torcida e não de uma meia dúzia de antigos componentes que se julgam proprietários da entidade.

PROFISSIONAIS PARA O CARNAVAL DE 2010 Estamos conversando com três carnavalescos para serem os profissionais responsáveis pela execução do próximo carnaval da Mocidade. Semana passada divulgaram que a porta-bandeira Marcella Alves estaria indo para a Unidos da Tijuca, mas ela já me ligou e disse que permanece, assim como o mestre-sala Raphael. O Jonas também foi sondado para ir para uma co-irmã, mas também desmentiu sua saída. Diferente de outros anos, eu quero resolver imediatamente as questões dos profissionais que chegam ou que vão ficar na escola, além do nosso próximo enredo, e depois tirar uns dias de férias. Nos últimos anos, eu tive problemas por tirar férias primeiro e depois pensar no carnaval. Tenho umas propostas de enredo nas mãos, mas dependo da decisão de quem será o carnavalesco.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE 2009 De positivo ficou a força de nossa comunidade que cantou muito o samba na avenida e mostrou que tem uma força incomparável. Por isso, eu pretendo aumentar o número de alas da comunidade. A competência de nosso casal de mestre-sala e porta-bandeira que garantiu notas muito boas notas e principalmente nossa bateria.De negativo ficou o 11º lugar e a certeza de que a Mocidade não pode mais fazer testes. Não podemos mais apostar na dúvida, temos que partir para a certeza. Aprendi que não devo confiar tanto em algumas pessoas. Muitas vezes tomei a decisão com o coração. A partir de hoje o coração fica em casa. No carnaval temos que agir com a razão.
Fonte: SRZD Carnavalesco

Um comentário:

  1. espero que tudo que osenhor esta falando seja verdade estou torcendo para o senhor acertar a escola pois nao merecemos o resultado deste boa sorte

    ResponderExcluir